Atividades culturais integram encontro “Interfaces Artísticas – no contexto do ensino de arte”

11/09/2006 17:40

Espetáculo Ritual de Bune, no Teatro da UFSC

Espetáculo Ritual de Bune, no Teatro da UFSC

Nesta terça-feira, dia 12 de setembro, durante o encontro Interfaces Artísticas, na UFSC, além das diversas atividades científicas programadas, acontecem várias apresentações artísticas, abertas ao público, com entrada franca.

No Projeto 12:30h, na Concha Acústica da UFSC, acontece a apresentação da Bateria Show Mirim & do Grupo de Dança Infantil, que integram o Programa Integração AABB Comunidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e apoio da G.R.Escola de Samba Consulado, com alunos das Escolas Almirante Carvalhal, Rosinha Campos e Presidente Roosvelt. Regência: Eduardo Calixto, Orientação Musical: Márcia Kurrle, Professor de Dança: Felipe Queriquelli. O evento contará com a realização de atividades do projeto Recriando na Comunidade do DAC/UFSC.

Às 16 horas, no Centro de Cultura e Eventos, acontece a reprise do espetáculo “Teatragem”, com a Cia Soma Teatral, de São Paulo, direção de Edu Silva.

Às 17 horas, na Igrejinha da UFSC, apresentação teatral interativa do “INERTE – Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral”, com direção de Flávio Desgranges, da USP. Após a apresentação haverá um debate coordenado pela professora Vera Collaço, da UDESC.

Segundo o professor Desgranges, ao falar da pesquisa, diz que o trabalho aborda “A experiência de uma espectadora que ante o descortinar de um acontecimento teatral se depara com a angústia suscitada pelo desconhecido, o que está prestes a ser revelado. A trajetória desta personagem é apresentada a partir da rememoração de cenas de sua existência, e de momentos vividos, ansiados ou ainda imaginados de sua experiência com o teatro”.

Ainda de acordo com o pesquisador, “Este Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral surge, assim, da vontade comum de seus integrantes de compreender e refletir acerca da atividade do espectador em sua relação com a obra teatral, viabilizando encontros em que se propõe um debate, convidando os participantes a se debruçarem sobre o papel do espectador ante a experiência artístico-teatral e, ao mesmo tempo, a análise de aspectos do fazer teatral e as suas possibilidades de atuação na vida contemporânea”.

A Casa Tomada, no Centro de Cultura e Eventos

A Casa Tomada, no Centro de Cultura e Eventos

Às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos, será apresentado o espetáculo teatral “A Casa Tomada”, com o Grupo (E)xperiência Subterrânea e direção do professor André Carreira, da UDESC.

A Casa Tomada é uma adaptação de Silvana García do conto homônimo e outros contos de Julio Cortaza. No elenco, Heloise Baurich Vidor e Paulo Vasilescu; produção de Flávia Janiaski. A peça mostra dois irmãos que vivem em uma casa enorme e cheia de recordações familiares. Vivem presos ao seu passado em uma rotina que não percebe o mundo ao seu redor. Súbito, ruídos noturnos e movimentos quase invisíveis fazem notar que desconhecidos estão lentamente ocupando espaços da casa. Sem conseguir tomar uma atitude os dois irmãos vêm como sua casa é tomada até o momento que é forçado a abandoná-la.

Às 21h30, no Teatro da UFSC, será apresentado o espetáculo “Ritual de Bune” (Performance Namoodack), da Associação Coreana de Teatro do Povo, da Coréia do Sul.

A apresentação é uma performance solo, criada com base em investigações sobre teatro ritual, combinado com teatro de máscaras e de sombras tradicionais da Coréia do Sul.

Ritual de Bune conta a história de Jee-rung-yi, um homem sem-teto que protege o mundo, e da deusa Bune que o protege.

Quando a Primavera aparece depois de um longo inverno, a lua nasce e Jee-rung-yi dorme num banco no canto da cidade. Foi nesse lugar onde ele encontrou sua filha pela última vez. Jee-rung-yi inicia sua vida cotidiana e começa a viajar para libertar seu povo do perigo. Viaja de Leste a oeste, Norte a Sul, encontrando e ajudando companheiros que sofrem a guerra, poluição ambiental e disputa ideológica. Jee-rung-yi passa mais uma noite fria na rua, e sua filha não chega. O sol nasce e agora, com sua vida cansada e consumida, o seu corpo é encontrado estirado na rua. Bune aparece na sua caminhada eterna para cuidar dele. Prepara e enterra seu corpo no caminho, molhando a terra e jogando sementes aos quatro cantos do mundo. Com o sol brilhando nas folhas, Bune sai, andando firme e calmamente numa terra renovada.

O Grupo e parte do Namoodack Moviment Laboratory, e membros da Associação Coreana de Teatro do Povo. O Brasil faz parte de um dos roteiros do tour que estão fazendo na América Latina (em seguida estão indo para Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Cuba) numa colaboração com a Associação Brasileira de Arte-educadores. Segundo a assessoria do grupo, assim que retornarem à Coréia do sul, após essa experiência, o grupo pretende criar um espetáculo teatral baseado na aprendizagem sobre a realidade latina em diálogo com a realidade coreana, e os desafios sociais de ambas.

SOBRE O INTERFACES ARTÍSTICAS:

O encontro “Interfaces Artísticas – no contexto do ensino de arte” é um evento que acontece no campus da UFSC de 11 a 14 de setembro, sobre o ensino de Arte. O Interfaces congrega a VIII Mostra de Teatro Educação, o III Encontro Arte na Escola e o III Colóquio sobre o Ensino de Arte, abordando temas nas áreas de artes visuais, teatro, cinema, dança e música, através de diversas mesas-redondas, oficinas, conferências, debates, comunicações orais, apresentações artísticas etc. Os trabalhos serão realizados por profissionais de referência de várias universidades brasileiras, além da Costa Rica e Argentina.

O encontro Interfaces Artísticas conta com uma intensa programação científica e com uma variada programação artística. Além das apresentações teatrais, que incluí grupos locais, de Blumenau, São Paulo e da Coréia do Sul, haverá apresentações de música e de dança, e exposições em espaços culturais do campus. Todos os espetáculos têm entrada franca. Para os espetáculos teatrais das 16 e das 20 e 21h30, no Centro de Cultura e Eventos ou no Teatro da UFSC, além do público em geral, as escolas estão convidadas a trazerem os seus alunos jovens e adultos. Para mais informações, basta entrar em contato com a coordenação do evento.

A programação detalhada, científica e artística, e mais informações sobre os profissionais, poderão ser obtidas no endereço www.interfaces.ufsc.br ou pelo site www.dac.ufsc.br, do Departamento Artístico Cultural da UFSC. O evento é uma realização em parceria com instituições educacionais e culturais de Santa Catarina e contará com a presença de professores e outros profissionais reconhecidos de vários estados do Brasil. Contato: (48) 3331-9348 ou 3331-9447 e pelo e-mail interfaces@dac.ufsc.br.

Veja as fotos de alguns espetáculos em www.incuca.com.br

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculos teatrais durante o Encontro “Interfaces Artísticas” na UFSC.

QUANDO: Dia 12/09, terça-feira, em vários horários.

ONDE: Campus da UFSC, Trindade – Florianópolis-SC

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL: Veja www.interfaces.ufsc.br

QUANTO: Espetáculos abertos ao público.

CONTATO: Fone/Fax (48) 3331-9348 ou 3331-9447

E-mail: interfaces@dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com texto e foto dos grupos.