Associação dos Amigos do HU comemora cinco anos de fundação

11/09/2006 11:29

“Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho”, eternizou um dos maiores poetas brasileiros, Vinicius de Moraes. E principalmente o amor de um amigo é fundamental. O Hospital Universitário da UFSC tem o privilégio de ter vários, através da Associação Amigos do Hospital Universitário. A Associação está completando cinco anos de fundação no próximo 11 de setembro, e prepara um dia especial para “prestação de contas”, como contou o presidente, Narciso Policarpo. A cerimônia acontece às 16h, no auditório do HU.

No aniversário, a associação pretende mostrar à sociedade um pouco do trabalho que realiza. Policarpo revela que as pessoas geralmente acreditam muito no trabalho dos amigos do hospital: “mas a gente faz questão de mostrar”. Nesse dia, além da entrega da UTI móvel, adquirida recentemente com as vendas nos bazares realizados em parceria com a Receita Federal, o grupo quer mostrar a obra da nova emergência do HU. Policarpo afirma que todo o equipamento da nova emergência foi conseguido pela Associação.

A história de amizade começou com Cora Coelho Duarte Silva, vinte anos atrás. Dona Cora visitava os pacientes, principalmente as gestantes carentes e seus filhos, dando auxílio e conforto espiritual, além de contribuir com o enxoval das futuras mães. O trabalho foi ganhando notoriedade, mas precisava crescer para também buscar recursos para o hospital. Então, Orivalda Bonomini, assistente social do hospital juntamente com Dona Cora, o Rotary Club Trindade e alguns estudantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC, entre eles o atual presidente, fundaram a Associação Amigos do HU.

Hoje, 140 pessoas participam do trabalho voluntário. Qualquer um pode participar, desde que faça um treinamento com a equipe. Policarpo justifica a necessidade de uma conversa prévia com os voluntários para preparar os iniciantes no contato com os pacientes, e conscientizá-los sobre o que significa o trabalho da associação. Estes encontros acontecem três vezes por ano, a cada quatro meses. A sede da associação fica dentro do HU e próximo à Assistência Social.

O grupo desenvolve várias atividades que captam recursos para as melhorias do hospital. A parceria com a Receita Federal existe há quatro anos, e promove os bazares onde são vendidos produtos apreendidos por irregularidades fiscais. Os amigos também coordenam o brechó do Centro de Convivência, o “brechózinho”, que funciona dentro do hospital, e o sebo. E logo, no Centro de Eventos da UFSC, o grupo abrirá o “Breshop”, que continua na linha dos outros, mas ainda está sendo formulado.

O presidente confessa, com os olhos marejados, que, apesar de todas as dificuldades, o trabalho da Associação já é bastante reconhecido. Para o futuro da Associação, o presidente, que é servidor aposentado pela universidade, acredita na construção de novas lideranças, principalmente jovens. Policarpo também insiste que é preciso ter uma nova visão sobre o HU. “O hospital não é do governo, é do povo. E nós não podemos ficar esperando que o governo mande. Nós precisamos buscar melhores condições para o nosso semelhante”.

Mais informações no site www.amigosdohu.org.br ou pelo telefone 33318042.

Por Juliana Dal Piva/ estudante do Curso de Jornalismo / para a Agecom