Aeromodelos da UFSC estão prontos para competir
A equipe Céu Azul, formada por estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), viaja nesta quarta-feira, dia 20, para São José dos Campos (SP), onde ocorrerá a VIII Competição SAE Brasil de Aerodesign. Depois de nove meses dedicados ao projeto e desenvolvimento de três aeromodelos, chegou a hora de mostrar no ar o resultado de tanto empenho.
Promovida pela Sociedade de Engenheiros de Mobilidade (SAE Brasil), a competição reunirá, até o próximo domingo, dia 24, cerca de 80 equipes, compostas por alunos de universidades nacionais e estrangeiras. Os estudantes foram desafiados a construir aeromodelos que serão avaliados desde o projeto até o desempenho durante o vôo. A equipe da UFSC é formada por 10 alunos de graduação dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Civil e de Produção.
O evento começa no dia 21, quando os projetos serão apresentados oralmente à Comissão Técnica da Competição, formada por engenheiros da indústria aeronáutica. De sexta-feira a domingo, os aviões passarão por três baterias de vôos. De acordo com o regulamento, os protótipos devem ser capazes de decolar e transportar cargas úteis (barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite do projeto.
Segundo o capitão da equipe Céu Azul, Françoa Horn, os aeromodelos que representarão a UFSC neste ano tem um projeto conceitual mais simples do que os levados à competição em 2005. “No ano passado construímos modelos biplanos [com duas asas de cada lado], que não tiveram bom desempenho. Então, modificamos o perfil aerodinâmico, optando agora por monoplanos, que têm mostrado ótima estabilidade e resistência”, explica.
Entre as inovações presentes nos aeromodelos da UFSC está o uso de materiais mais leves, como a fibra de carbono, e também a aplicação das chamadas estruturas sanduíche. “Nos aviões, essa estrutura é formada por duas camadas de espuma de plástico separadas por uma camada de madeira, o que garante maior leveza e rigidez aos aviões”, explica o coordenador da equipe, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Edison da Rosa. Autor do livro “Introdução ao projeto aeronáutico”, publicado neste ano, ele realizará uma sessão de autógrafos no dia 21, logo após a abertura do evento.
Por Débora Horn / Núcleo de Comunicação do CTC / UFSC




























