VIII Encontro do Programa de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás acontece na UFSC
O Programa de Recursos Humanos da ANP para o Setor Petróleo e Gás Natural (PRH-ANP/MCT), através do seu PRH09 – MECPETRO – Programa de Formação de Recursos Humanos em Engenharias Mecânica e Química com Ênfase em Petróleo e Gás e do seu PRH34 – aciPG – Formação de Engenheiros nas Áreas de Automação, Controle, e Instrumentação do Petróleo e Gás, ambos sediados na Universidade Federal de Santa Catarina, promove de 2 a 5 de agosto, em Florianópolis, Santa Catarina, o VIII Encontro Anual dos Coordenadores e Pesquisadores Visitantes do PRH-ANP/MCT.
O objetivo do encontro é apresentar o balanço de 2005 e discutir as perspectivas para os próximos anos. Durante o VIII Encontro de COOs e PVs do PRH-ANP/MCT serão discutidos temas relativos à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a indústria de petróleo e gás, políticas de incentivo à ciência e tecnologia, demandas atuais e perspectivas futuras da indústria brasileira de petróleo e gás, além da avaliação dos PRHs e dos critérios adotados em 2004 e 2005.
O diretor da ANP Nelson Narciso fará a palestra de abertura na quarta-feira (2/8). Na quinta feira (3/8), o diretor Newton Monteiro falará sobre o Desenvolvimento das Bacias Terrestres no Brasil. Em seguida, a Superintendente de Qualidade de Produto, Maria Antonieta Souza, apresenta o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis e seus resultados. Está confirmada a presença de Manoel Fernandes, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Flávio Queiroz, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Eloiza Thompson, do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia do Setor de Petróleo e Gás Natural (CTPetro), e Rogério Medeiros, do Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Existem hoje no mercado de trabalho 1.166 ex-bolsistas do PRH-ANP/MCT contratados por empresas do setor. O PRH-ANP/MCT foi lançado em 1999 e já investiu mais de R$ 93 milhões na formação de mão-de-obra especializada para o setor de Petróleo e Gás através da concessão de 3.294 bolsas de estudos. Nos anos de 2006 e 2007 serão investidos R$ 24 milhões em 1.236 bolsas de graduação, mestrado e doutorado nas 31 instituições de ensino superior conveniadas, localizadas em 16 estados brasileiros.
Mais informações sobre os PRHs da ANP nos sites www.petroleo.ufsc.br e www.anp.gov.br. Na UFSC, nos ramais 9936 ou 9562