Sete cursos da UFSC obtêm conceito máximo no Enade 2005
A UFSC obteve a nota máxima em sete cursos de graduação que participaram do Enade 2005 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica e Engenharia de Produção Mecânica, todos ligados ao Centro Tecnológico, obtiveram conceito cinco. Outros oito cursos entre os 24 avaliados na UFSC receberam o conceito quatro.
O bom desempenho fica evidente ao compararmos os números internos com o cenário nacional. Enquanto apenas 27% dos cursos de graduação avaliados no Brasil alcançaram os conceitos mais altos (4 e 5), mais da metade dos cursos da universidade catarinense (54%) foi classificada neste patamar. Outro destaque foi o desempenho individual. Os estudantes Cauã Ferreira Cardoso (engenharia sanitária e ambiental), Guilherme Augusto Dubiela (engenharia mecânica), e Vitor de Almeida Pontinha (engenharia de aqüicultura) conseguiram a maior média geral em suas áreas.
Com a intenção de fornecer um retrato mais completo da educação superior brasileira, o Enade avalia tanto estudantes ingressantes (até 22% da carga horária do curso cumprida) como concluintes (pelo menos 80% da carga horária cumprida). Essa é uma das principais diferenças entre o Enade e o extinto Provão, que avaliava somente os formandos. O objetivo da mudança é constatar aprendizado do estudante durante a sua permanência na Instituição de Ensino Superior (IES).
As provas do exame estão divididas em duas temáticas: “Formação Geral” e “Componente Específico”. Ao contrário do que pode aparentar, “Formação Geral” não é uma prova de conhecimentos gerais. Trata-se de um questionário transdisciplinar que aborda um extenso leque de temas, desde arte e filosofia até relações interpessoais e multiculturalismo. Busca-se avaliar a capacidade de comunicação, interpretação e uso da língua portuguesa adequadamente em diferentes contextos.
Melhorias na “Formação Geral”
Em 17 dos 24 cursos da UFSC avaliados pelo Enade 2005 os estudantes concluintes apresentaram melhora em relação aos ingressantes no quesito “Formação Geral”. O curso de Bacharelado em Ciências da Computação teve uma das melhoras mais acentuadas neste ponto: os alunos que estão prestes a se formar obtiveram uma média 57.1 (0 a 100), quase vinte pontos à frente dos recém-admitidos no curso. De acordo com informações da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, a piora em alguns cursos pode ser atribuída à defasagem de currículos antigos. Deste modo, conhecimentos da área humanística, valorizados nas novas Diretrizes Curriculares, ainda não foram incorporados nos cursos, o que pode ter prejudicado os alunos nesta etapa do exame.
O desempenho nos conhecimentos específicos, exigidos na área profissional e adequados às Diretrizes Curriculares de cada área, pode ser conferido na média do “Componente Específico”. De acordo com os resultados, apenas o curso de História teve um retrocesso neste ponto, ao comparar os resultados de ingressantes e concluintes. Isso se deve a um boicote feito pelos alunos ao exame, devido a divergências quanto à avaliação do ensino superior. O maior avanço na nota média foi registrado no curso de Engenharia Elétrica, saltando de 38.5 para 65.2 pontos. Com base em uma média ponderada das notas obtidas pelos ingressantes e concluintes nos componentes específicos e gerais é calculado o Conceito Enade. O primeiro tem um peso maior, contribuindo com 75% da nota fina, enquanto “Formação Geral” contribui com 25%. O conceito é dividido e cinco categorias (1 a 5), sendo cinco a melhor pontuação possível.
No Brasil
O Enade 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação pertencentes a 20 áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharias (distribuídas em 8 grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Do total de cursos avaliados, 20% obtiveram conceito 1 e 2 (mais baixos); 53%, conceito 3 (médio); e 27%, conceitos 4 e 5 (mais altos). A Região Sul foi a que apresentou o maior percentual de conceitos altos, 29,9%, praticamente empatada com a Nordeste, 29,8%, seguidas pela Sudeste com 27,6%. Já no Norte e no Centro-Oeste foram registrados os maiores percentuais de conceitos baixos, 31,4% e 28,5%, respectivamente.
Mais Informações
O resultado final do Enade 2005 pode ser verificado no site do Inep, no link “resultados”: www.inep.gov.br
Por Manfred Matos / Bolsista de Jornalismo na Agecom