Pró-Reitor de Ensino de Graduação avalia o primeiro semestre

28/08/2006 17:39

No que se refere ao trabalho dos professores dos cursos de graduação da UFSC, tivemos um semestre temporal diferente daquele calendário de datas o qual se convencionou chamar de “normal”, mas não menos comprometido em sua dinâmica com as atividades do processo ensino-aprendizagem.

Em encontros e contatos freqüentes com os coordenadores de cursos de graduação e professores nos foi manifestada a preocupação com a aprendizagem dos alunos e com os conteúdos previstos nos planos de ensino, uma vez que o tempo estava (re)adequado e entende-se a aprendizagem como processo sempre inconcluso. Lembramos que o nosso trabalho pauta-se na visualização dos alunos, como sujeitos e razão fundamental de nossas ações docentes.

Esta preocupação por parte dos coordenadores dos cursos e dos professores nos indica que mesmo diante de um semestre atípico, em função de uma greve, cujo movimento reivindicatório é justo e em defesa das condições de trabalho e da universidade pública. Há uma preocupação constante com a dimensão pedagógica envolvida na formação plena, cidadã e profissional de nossos alunos.

Quando falamos em pluralidade dos espaços sociais precisa-se considerar que essa diversidade refere-se também às atividades acadêmicas previstas e que precisam ser reorganizadas em função do movimento diverso de idéias e fatos que ocorrem. Isto permite uma inferência de análises e reflexões de que a vida não é linear, sendo que as condições nem sempre são iguais.

Tivemos a ampliação de vagas públicas com o ensino a distância; o I Ciclo de Auto-avaliação Institucional; a institucionalização do Programa Pré-Vestibular da UFSC; a realização da SBPC; iniciamos a discussão sobre a dupla titulação para alunos da graduação; ampliamos os convênios internacionais para intercâmbio e para a mobilidade acadêmica entre as IFES; o I Fórum de Coordenadores de Estágio que possibilitou um diálogo mais profícuo entre a UFSC e O Ministério Público do Trabalho; a realização do II Fórum de Coordenadores sobre Questões Pedagógicas dos Cursos de Graduação; a proposição de novos desafios ao PET; o edital de Escala Docente; a discussão e proposição de novos cursos de graduação; as alterações e mudanças curriculares em função das diretrizes curriculares; a discussão sobre o vestibular e suas alterações; a rearticulação do PROFOR; a realização do concurso de monografias para alunos de graduação; a descentralização da matrícula de calouros para as coordenadorias de cursos; a Comissão para propor políticas de acesso e diversidade étnico-racial e sócio-econômica; o Seminário de Ações Afirmativas; a articulação do PAD com os registros da PRCE e da PRPe; a distribuição de vagas para professores efetivos destinadas pelo MEC e a realização de concursos e contratação de professores efetivos; a parceria com a Secretaria da Educação para formação de professores; o cadastro docente junto ao MEC para estudo e aquisição de bibliografias básicas; a inserção de todos os alunos em estágio obrigatório sem bolsa com seguro coberto pela UFSC; a reformulação no sistema COGE; coordenação de 51 projetos de FUNGRAD; e muitas outras atividades decorrentes do cotidiano acadêmico.

No conjunto destas atividades, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação mantém uma preocupação constante com as pessoas, com seus processos inclusivos, com a transposição pedagógica dos conhecimentos, com as condições de trabalho dos professores, com a melhoria das condições de ensino e, sobretudo, com ações em defesa e ampliação dos espaços públicos.

Professor Marcos Laffin – Pró-Reitor de Ensino de Graduação