Mostra Audiovisual Fazendo Gênero será realizada a partir do próximo sábado

23/08/2006 14:21

Curtas e médias metragens – a maioria documentários – sobre o tema Gênero e Preconceito serão exibidos de 26 a 30/8, na Mostra Audiovisual Fazendo Gênero. As exibições são gratuitas e acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS/CIC), no sábado e domingo, e na Sala dos Conselhos, Prédio da Reitoria da UFSC, nos dias de semana. A mostra é uma das atividades do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, que vai reunir pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior nos estudos de gênero e estudos feministas.

Foram enviadas para a mostra produções de vários estados. Algumas são obras premiadas, como os documentários de Brasília, Uma História Severina e Habeas Corpus, reconhecidos em festivais em São Paulo, Rio e Miami. Estão também na programação documentários convidados: o premiado Visita Íntima, de Joana Nin, e o longa metragem da Argentina, El toro por las Astas, da diretora Susana Néri.

A Mostra Audiovisual Fazendo Gênero é promovida pelo Núcleo de Antropologia Visual (NAVI), coordenado pela professora Cármen Rial, da UFSC, e contempla trabalhos de várias as áreas, não apenas de antropologia, contando com a participação de especialistas em cinema e estudos gênero.

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 parte das questões levantadas nos eventos anteriores, considerando a categoria gênero como relacional. Isso quer dizer que sendo um aspecto das relações sociais de poder e de subjetivação, o gênero se articula com outros tipos de relações sociais – geração, raça, etnia, classe, profissão, sexualidade – de maneiras cada vez mais diversas. Os preconceitos acompanham o gênero de perto e sua superação pressupõe reconhecimento e entendimento visando a ação política coletiva e individual.

Mais informações no site www.fazendogenero7.ufsc.br.

Também com a professora Carmen Rial, fone 48 3331 9405, e- mail rial@cfh.ufsc.br

Programação

26/08 (Sábado) às 18h30 – Sala multimeios do Museu da Imagem e do Som (CIC)

Abertura: Profa. Mst. Ana Maria Alves de Souza (NAVI/UFSC)

Profa. Dra Cármen Rial (NAVIi/UFSC)

Profa Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (COGEAE-PUCSP)

Apresentação: Prof. Doutoranda Marina Moros (UNISUL/UFSC)

*Visita Íntima (Joana Nin, Doc., 15 min., 2004, PR)

Uma história Severina (Débora Diniz e Eliane Brum, Doc., 23 min., 2005, DF)

Icarus (Verginia Grando, Exp., 3 min. 2000, PR)

Migrantes e Indígenas em busca de cidadania (Paula Martins, Doc., 16min. 2005, RR)

Coisa dos Homens (Belkis Trench e Rafael Miyashiro, 42min., Doc., 2004, SP)

Gente do Mar (Fernanda Lago e Mara Lago, 23 min., Doc., 2005, SC)

27/08 (Domingo) às 18h30 – Sala multimeios do Museu da Imagem e do Som (CIC)

Apresentação: Prof. Dra Fátima Lisboa (Hist./UFSC)

*El Toro por las Astas (Susana Néri, Doc. 95 min. 2006, Argentina)

Habeas Corpus (Débora Diniz e Ramon Navarro, Doc., 20 min., 2005, DF)

Easy Way (Verginia Grando, Exp., 7 min., 2003, PR)

Dáfne e Rafael: o futuro do Gênero (Paulo Leonel e Daise Silva, Doc., 40min.,1999, RJ)

Violencia Sexual: basta (Aline Sasahara, Doc., 12 min., 2006, SC)

28/08 (segunda-feira) às 18h – Sala dos Conselhos/Reitoria/UFSC.

Apresentação: Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC)

Soft Ground under Concrete Skies (Verginia Grando, Exp., 15 min. 2000, PR)

À Margem do corpo (Débora Diniz, doc., 43 min., 2006, DF)

29/08 (terça-feira) às 18h – Sala dos Conselhos/Reitoria/UFSC.

Apresentação: Mestranda Érica Quináglia Silva (NAVI/UFSC)

O Torneio (M. Godio, M. Siqueria, S. Olivares, E. Olivares, A. Navarrete, Doc., 12 min., 2006, SC)

Especial Semana de Consciência Negra (Íris Cary, 22 min, Doc., 2005, DF)

Desvendando – um novo olhar sobre a violência (Henrique Finco, Doc., 20 min., 2005, SC)

Conflitos Familiares (Fábio L. Peres, Doc., 24 min., 2006, SC)

30/08 (Quarta) às 18h – Sala dos Conselhos/Reitoria/UFSC.

Apresentação: Mestrando Daniel Egil Ferdinand Yencken (LLE/UFSC)

The Lullaby (Verginia Grando, Exp., 5 min. 2000, PR)

Drag Story: Lendas e Babados (Marco Silva e Viviane Peixe, Doc. , 25 min, 1997, SC) Especial Cidades de Goiás – encontro afro-goiano (Francilene Rodrigues, Doc., 25 min., 2005, DF)

* Filmes convidados

Organização

Ana Maria A. de Souza (NAVI/UFSC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (COGEAE/PUCSP), coordenadoras, e Daniel E. F. Yencken (LLE/UFSC), Érica Q. Silva (NAVI/UFSC), Fátima S.G.Lisboa (HIST/UFSC), Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC), Marina Moros (UNISUL/UFSC).