Livro e música para tratar a depressão em debate nesta quarta na UFSC
Orientadores educacionais, pais, professores e adolescentes participarão de um bate-papo no dia 16 de agosto, às 14 horas, no Espaço Cruz e Sousa, no térreo da Editora da UFSC (onde funciona a livraria e acontece mensalmente o Círculo de Leitura de Florianópolis), e da apresentação do livro Ana Maria está feliz! com o psiquiatra Guido Boabaid May. O trabalho, acompanhado de um CD com músicas do próprio May, que foi vocalista das bandas Tubarão e Anjo Rebelde, conta a história de uma jovem que, ao ensaiar os primeiros passos em direção à vida adulta, desenvolve sintomas da doença da modernidade: a depressão. “A ficção de Ana Maria retrata a realidade de muitos jovens que passam pelo meu consultório, bem como da maioria de nós, em nossa busca pela felicidade”, assinala Guido.
O termo depressão é largamente utilizado nos dias de hoje. Em geral, refere-se tanto à reações de tristeza e desânimo(Reativas ou Reações de Ajustamento), quanto a um tipo de doença médica, o chamado Transtorno Depressivo Recorrente. “Geralmente as causas de um episódio depressivo resultam de uma soma de fatores genéticos, biológicos (desregulação na produção de substâncias químicas pelo cérebro chamadas de neurotransmissores), psicológicos, ambientais, outras doenças médicas e uso de substâncias)”, explica Boabaid, que justifica a inclusão do CD como forma de estímulo para a leitura.
Afastado da música por mais de 15 anos, Guido Boabaid reaparece agora com a banda Dr BM, e buscou parcerias e alguns amigos para participar do projeto, como o tecladista Alessandro Kramer, o baterista Endrigo Betega, figura carimbada em gravações nacionais e festivais realizados fora do País, o compositor Kiko Zambianchi e a cantora Débora Blando.
Mais informações pelos fones (48) 3224-3887 ou (48) 8818-9818. Organização do evento: Leonita C.Fernandes, bibliotecária responsável pela Livraria da EdUFSC, (48) 3331-9605 e 3331-9408.
Fonte: Editora da UFSC