Inscrições para apresentação de trabalhos nas Jornadas Bolivarianas abertas até 16 de setembro

24/08/2006 12:09

Vai até o dia 16 de setembro de 2006 o prazo para inscrição de trabalhos a serem apresentados nas Jornadas Bolivarianas deste ano, que acontecem na UFSC de 20 a 24 de novembro, promovidas pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA). Os interessados devem acessar a página do Observatório Latino-Americano (OLA) (www.ola.cse.ufsc.br) no enlace “jornadas bolivarianas”. Ali estão todas as informações sobre como proceder. As inscrições são gratuitas e os trabalhos selecionados serão publicados nos anais do evento. As Jornadas Bolivarianas, que estão este ano na sua terceira edição, comportam um ciclo de palestras com conferencistas de vários países da América Latina e Estados Unidos, apresentação de vídeos sobre a temática latino-americana e de trabalhos que versem sobre o tema “Teoria Social e Eurocentrismo: a insurgência do pensamento crítico”.

O projeto Jornadas Bolivarianas nasceu em 2004, promovido pelo OLA, e desde então vem se configurando como um inovador espaço acadêmico e comunitário dedicado ao debate, formulação e difusão de informações e análises relevantes e críticas acerca da realidade latino-americana. Articulando diversas áreas do saber, as Jornadas buscam compreender as transformações por que passa a América Latina e o conseqüente processo de organização política e social dos povos. Este ano o tema a ser discutido é Teoria Social e Eurocentrismo: a insurgência do pensamento crítico. O propósito é fugir da lógica do pensamento colonizado e atuar na linha do que já ensinou o educador venezuelano Simón Rodríguez, para quem a América Latina devia ser capaz de parar de imitar e criar o novo, gestando um conhecimento próprio a partir da realidade local.

Ainda que a tendência dominante continue sendo a representada pelo eurocentrismo, a existência de um pensamento crítico na América Latina sempre se caracterizou historicamente pelo rigor científico, amplo conhecimento do pensamento clássico europeu e profundo compromisso com a superação do subdesenvolvimento que deixa milhões de pessoas em condições infra-humanas. A divulgação desta tradição como também o seu aprimoramento é, portanto, indispensável para superar o circulo vicioso do subdesenvolvimento e da dependência que marca nosso desenvolvimento científico e cultural, nossa situação atual e caracterizam nossa formação social.

Para fazer este debate – que contará com sub-temas como Meio Ambiente, Filosofia, Eurocentrismo, Nacionalismo, Saber Popular, Povos Originários, Educação, Resistência Popular, Identidade, Cultura, Dependência e Linguagem – já estão confirmados os seguintes conferencistas:

. John Belamy Foster – editor da revista Monthly Reviw – EUA

. Enrique Dussel – UNAM – México

. Kanavillil Rajagopalan – Unicamp – Brasil

. Ramón Castellano – UCV – Venezuela

. Adolfo Morales – UAM/ México

. Felipe Quispes – Movimento Pachakuti – Bolívia

. Pedro Martinez – Rádio Habana – Cuba

. Fernando Sarango – Universidade Intercultural Amawtay Wasi – Equador

. Fernando Martínez Heredia – Jornalista – Cuba

. Leila Scorsin – UFRJ – Brasil

. Gilberto Vasconcelos – Brasil

Mais informações:

www.ola.cse.ufsc.br

Tel: 55 (48) 3331.9297 – ramal 37

55 (48) 99078877

Correio eletrônico: ola@cse.ufsc.br ou iela@iela.ufsc.br

Por Elaine Tavares/ jornalista IELA/UFSC