Encontro discute “Gênero e Preconceito” na UFSC

18/08/2006 16:07

Fotos - Jones Bastos - Agecom/UFSC

Fotos - Jones Bastos - Agecom/UFSC

Cerca de 1.400 trabalhos, 58 simpósios temáticos e dez mesas-redondas. A programação do sétimo Seminário Internacional Fazendo Gênero é tão extensa quanto são variados os focos que ela pretende abordar sobre o tema “Gênero e Preconceitos”. Realizado a cada dois anos, em 2006 o evento acontece na UFSC, de 28 a 30 de agosto. Durante os três dias de encontro ainda haverá a exposição de cerca de 150 pôsteres, a maioria de alunos da graduação.

Estarão reunidos no campus da universidade pesquisadores nacionais, de outros países da América Latina, Europa e Estados Unidos, com trabalhos na área de estudos de gênero e questões feministas. O tema Gênero e Preconceito foi definido a partir das discussões e questões levantadas nos encontros anteriores.

De acordo com organizadores do evento, o gênero “se articula com outros tipos de relações sociais”, como raça, classe social, etnia e profissão. As identificações de gêneros também agem de forma muito clara sobre o comportamento de homens e mulheres. É evidente que neste terreno há espaços para o preconceito. Por isso mesmo, um dos objetivos do seminário é esclarecer e superá-los, por meio de um debate aprofundado e democrático.

Os trabalhos inscritos no seminário serão apresentados dentro dos Simpósios Temáticos, sendo que cada palestrante terá um tempo de 15 minutos para a exposição. Os temas relacionados ao gênero são variados e abordam, por exemplo, violência, aborto, preconceitos e estereótipos na literatura, ciência e tecnologia, escolarização e religião. Ao final do evento serão selecionados alguns dos trabalhos que integrarão um livro, organizado por uma comissão acadêmica interdisciplinar.

O Fazendo Gênero 7 terá também uma programação cultural diversificada, com apresentações de teatro, dança, música e pintura. No Espaço 1 (sala de exposições no campus da UDESC), será apresentado o espetáculo “a” – um ensaio sobre questões do aborto, da violência, da exploração e do sexismo. O Núcleo de Antropologia Visual da UFSC organizou a mostra audiovisual do seminário, onde serão apresentados filmes, do dia 26 a 30 de agosto. A programação completa, tanto da mostra, como das atividades culturais, pode ser conferida no site www.fazendogenero7.ufsc.br

Mais informações: 3331-8211

Por Manfred Mattos / Bolsista de Jornalismo na Agecom