Dia do Estudante é lembrado em debate na Assembléia Legislativa

11/08/2006 17:09

Nesta sexta-feira, 11/8, dia do estudante, o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFSC, professor Marcos Laffin, participou de um encontro sobre educação na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Temas como interiorização, expansão, ensino profissionalizante e universidade para todos foram abordados no debate proposto pela Comissão de Educação da assembléia. Participaram das discussões representantes da UFSC, Secretaria de Educação, Cefet e Sistema Acafe.

As reivindicações dos presentes, representantes políticos, estudantes, agricultores, professores, associações de classe dizem respeito à ampliação das vagas públicas e da permanência dos estudantes nas instituições. O professor Marcos Laffin fez colocações relacionadas a novas vagas públicas federais para Santa Catarina. Segundo ele, é urgente a discussão articulada sobre a composição da renda do Estado catarinense na formação da riqueza brasileira, sobretudo da agricultura, da indústria têxtil, do setor metal mecânico e da área de serviços.

“Isso exige uma responsabilidade da representação política, no sentido de articular diferentes forças e vontade de decisão para ampliar as vagas públicas na UFSC bem como para instalar outra instituição federal de ensino superior no Estado, como o catarinense tem direito”, defendeu o pró-reitor da UFSC.

Marcos Laffin falou ainda sobre a interiorização na modalidade do ensino a distância, do Programa Pré-Vestibular Popular da UFSC e das discussões sobre cotas e políticas de permanência. Deu ênfase à participação dos jovens e das políticas estudantis no processo de democratização do ensino público e à necessidade de legitimar essa participação com ações associadas às demandas da sociedade civil organizada.

Ao final do evento, os participantes concordaram de que é necessário manter o Fórum Catarinense de Educação como espaço de discussão e novas proposições em defesa da educação pública.