Biblioteca virtual do curso de Direito tem mais de 24 mil documentos jurídicos
Apesar de ainda não possuir dez anos, a biblioteca jurídica virtual BuscaLegis, do curso de Direito da UFSC, já apresenta números expressivos. Criada em 1997 com o objetivo de difundir e democratizar o acesso a documentos jurídicos, a biblioteca conta hoje com mais de 24 mil documentos em seu acervo.
O professor do Departamento de Direito da UFSC, Aires José Rover, conta que o projeto nasceu de sua tese de doutorado. “Eu havia reunido muito material e queria encontrar uma forma de disponibilizá-lo para a comunidade”, explica Aires. O professor, que conta com o auxílio de alunos monitores e bolsistas do Laboratório de Informática Jurídica, afirma que a biblioteca é uma referencia nacional na área de pesquisa jurídica. O acervo, que recebe mais de 150 novos documentos por semana, tem uma média de 200 acessos diários.
A democratização das informações é o mote principal do projeto e o acervo pode ser acessado gratuitamente de qualquer lugar do mundo. Aires destaca a importância do recebimento de trabalhos de todo o Brasil e do mundo. Autores podem colaborar enviando artigos, desde que estes estejam identificados com o nome do autor e sejam relacionados a alguma das temáticas jurídicas. A maior parte do acervo, no entanto, é formado pelas monografias, dissertações e teses produzidas no Curso de Direito da UFSC.
Como uma extensão da BuscaLegis, foi criada há cinco anos uma Videoteca virtual do curso de Direito, composta por gravações de eventos e vídeos produzidos pelas disciplinas do curso. Outro projeto desenvolvido pelo professor Aires é o E-Books, que proporciona o acesso completo a livros importantes para a formação dos estudantes de direito, em formato digital e pela Internet. O professor destaca o valor referencial das obras, a maioria livros de filósofos clássicos.
Mais informações:
Aires José Rover – aires.rover@gmail.com – 3331-9805
Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom