Artigos da UFSC recebem título de “Melhor Trabalho” em Congresso de Contabilidade

11/08/2006 17:18

O Mestrado em Contabilidade e o Departamento de Ciências Contábeis da UFSC foram premiados, pela segunda vez consecutiva, no Congresso Acadêmico de Contabilidade e Controladoria, o principal da área no Brasil. Trabalhos da graduação e da pós-graduação foram contemplados nos dois eventos que englobam o congresso geral realizado nos dias 27 e 28 de julho, em São Paulo. Os dois encontros paralelos são o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, que estão na sexta e terceira edição, respectivamente.

A UFSC teve sete artigos aprovados no Congresso de Contabilidade, em um total de 477 inscritos. No Congresso de Iniciação Cientifica, dos 135 trabalhos submetidos inicialmente, 32 foram aprovados, sendo que quatro eram da UFSC. Entre esses 11 trabalhos, seis foram indicados pelo Comitê Científico para a premiação e dois receberam o título de Melhor Trabalho.

O artigo “Avaliação de desempenho institucional como subsídio para o gerenciamento interno: estudo de caso no programa de pós-graduação em contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina” foi o premiado e escolhido como melhor trabalho no Congresso de Contabilidade. O trabalho é de autoria das professoras Sandra Rolim Ensslin e Deisy Cristina Corrêa Igarashi.

Já no Congresso de Iniciação Científica, o artigo premiado e que também recebeu o título de Melhor Trabalho propõe uma utilização dos conceitos da lógica fuzzy para modelar a ambigüidade existente na utilização dos custos indiretos de fabricação. Essa lógica provê uma base capaz de criar técnicas poderosas para a solução de problemas através de conclusões baseadas em informações vagas, ambíguas e imprecisas. O título do trabalho é “Alocação de custos indiretos através de um modelo experimental de Fuzzy ABC” e tem autoria dos professores José Alonso Borba, Fernando Dal-ri Murci e Gilcimar Borgert.

Mais informações pelo telefone 3331-9897

Por Julia Fecchio / Bolsista de Jornalismo na Agecom / UFSC