Simpósio Roa Bastos traz escritores paraguaios à UFSC
Contando com a presença dos escritores paraguaios Alejandro Maciel, Amanda Pedrozo e Luis Hernáez, o simpósio homenageia Augusto Roa Bastos, um dos maiores mestres literários latino-americanos do século XX. As atividades serão realizados no dia 24 de julho no Auditório Henrique Fontes, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Após a abertura do simpósio, às 9h, os escritores convidados discutirão a obra, os ideais e o legado de Bastos. A programação conta ainda com comunicações e mesas-redondas com professores da UFSC, alunos de Pós-Graduação e demais inscritos. Às 12h30min será exibido o filme “El treno entre hojas”, cujo roteiro foi composto por Bastos. O grupo de rappers da Tríplice Fronteira Payé será outra atração cultural.
Augusto Roa Bastos (1917 – 2005) foi escritor, poeta, dramaturgo, jornalista, roteirista de cinema e professor. Precoce, escreveu sua primeira peça de teatro aos treze anos. Foi voluntário na guerra do Chaco, o que marcou profundamente a sua vida e obra. Devido à ditadura de Alfredo Stroessner, foi obrigado a exilar-se na Argentina, Espanha e França por mais de trinta anos. Entre suas obras mais famosas figuram “Hijo de Hombre” e “Yo el Supremo”. Agraciado com o Prêmio Cervantes, tem sua obra traduzida em 25 idiomas.
O Simpósio é organizado pelo NELOOL, Núcleo de Estudos de Literatura Oral e Outras Linguagens, sob coordenação da professora Alai Garcia Diniz. De acordo com a própria organização do evento, o objetivo é “concretizar uma proposta de Augusto Roa Bastos de uma integração cultural entre os países do Cone Sul.”
Mais Informações: 3331-9288 ramal 230 ou www.nelool.ufsc.br
Por Manfred Matos/bolsista de jornalismo da Agecom




























