REUNIÃO ANUAL DA SBPC: teatro “Don Pablo entre Vogais”, música e folclore no final dessa tarde de segunda

17/07/2006 19:33

Teatro, dança, música e exposições fazem parte das atividades culturais que serão realizadas ao longo da 58ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A programação destaca a cultura da Ilha de Santa Catarina, bem como seus artistas.

A programação completa para todos os dias está no site www.sbpc.ufsc.br

Veja algumas das atrações para o fim do dia de hoje, segunda-feira, 17:

Música às 18h30 no auditório da Igrejinha da UFSC, com Fernanda Rosa e Isaac Alves, vocal e violão, com repertório MPB.

Folclore às 18h30 – “Grupo Folclórico Alevanta Meu Boi” do bairro dos Ingleses. O folguedo do boi-de-mamão é o mais tradicional do litoral catarinense, narra a morte e ressurreição do boi. Local da apresentação: entrada da Feira de Livros da SBPC.

Teatro às 20h30 no Teatro da UFSC com a peça “Don Pablo entre vogais”, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC e direção de Carmen Fossari. A peça poderá ser vista até quinta-feira, dia 21, no mesmo horário e local. Gratuito e aberto à comunidade.

Sobre “Don Pablo entre vogais”

Trata-se de um texto de metateatro, com autoria e direção de Carmen Fossari, profissional de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, versando sobre a vida e obra de Pablo Neruda, poeta chileno, ganhador de Prêmio Nobel de Literatura. A peça é uma montagem cuja linguagem se reveste da busca da cena ritualística, como requer a linguagem da poesia.

O texto bilíngüe (português e espanhol) mescla o verso de Neruda com a prosa que verseja sua vida e, mesmo considerando serem tratados temas conflitantes como o golpe do general Pinochet em Salvador Alende, no Palácio de La Monedano Chile dos anos 70, ou mesmo o cotidiano popular das classes trabalhadoras,há em cada momento da peça na formulação da imagem e da cena teatral a buscado lúdico permeando todo o espetáculo.

Para contribuir na construção do lúdico, inúmeros elementos cenográficos e coreográficos, aqui vale acentuarmos que também o lúdico permeou, capitaneados por sua instigante personalidade, a vida do poeta Pablo Neruda. O espetáculo faz uso de vários recursos que sustentam a construção da cena, como: slides, máscaras, danças, tecidos artesanalmente pintados, dentre outros. Com os tecidos coloridos, por exemplo, se constrói uma cena, em que o tecido vira cenário em movimento, ou seja, um possível mar, mar do Pacífico, mar do Neruda,e pelo teatro, o mar de todos nós.

Na peça são trazidos à cena desde o amor inusitado de Neruda por objetos diversos (vidros coloridos, carrancas, postais, caracóis, globos etc…) até a sua vivência e atuação política na Espanha (contra o General Franco) e Chile.

O espetáculo acontece a partir da memória já vivida e da projeção do que viria a ser o futuro da personagem Don Pablo; na ação dramática da peça ele está com a idade de 50 anos.

A concepção cênica potencializa uma interpretação densa, porém as necessárias pinceladas do humor também são construídas em alguns momentos quando o elenco atua coletivamente como um coro. As personagens da peça se mesclam entre personagens reais e fictícias: Don Pablo, sua já viúva Matilde, uma Empregada, um Jornalista, uma Poetisa amiga e personagens que habitam a poética de Neruda se personificam como Olegário Sepúlveda um Sapateiro, Maria a Saliteira. Mas não falta um pequeno coro de Ópera Bufa, ou uma Estátua da Liberdade que insiste em reacender uma chama apagada na cena.

Esta peça estreou no dia 6 de Julho de 2004, para um público de 1.200 pessoas no Teatro “Ademir Rosa” do CIC, durante a programação da Semana Pablo Neruda. Após, foi ao Chile, em cinco apresentações para um público de 9.000 pessoas.O presidente da Sociedade dos Escritores do Chile, também poeta e dramaturgo chileno Oscar Aguilera, assistiu ao espetáculo e depois escreveu que a peça“Don Pablo, Entre Vogais”, encenada pelo Grupo Pesquisa Teatro Novo, lhe trouxe uma das mais comoventes emoções quando de sua estadia no Brasil.

Texto e Direção: Carmen Fossari

Assistente de Direção: Márcio Tessmann

Elenco:

Gringo Starr: Pablo Neruda,

Ivana Fossari: Viúva de Neruda

Sheila Sabag: Poetisa

Luigi Cutolo: Jornalista

Adriano De Brito : Ministro e Olegário Sepulveda

Charles Colzani: Garcia Lorca

Carmen Fossari: Empleada de Don Pablo

Marcelo Cipriani: Assessor do Ministro

Muriel Martins: Coro e Poesias

Rhamses: Coro

Figurino: Calu e GPTN

Cenografia: Nei Perin e GPTN

Iluminação: Operador Felipe Machado

Sonoplastia: Operador Márcio Tessmann

Professor de Tango: Nazareno Sabino

Realização e Promoção: Grupo Pesquisa Teatro Novo – Departamento Artístico Cultural – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.

SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentação Teatral “Don Pablo, Entre Vogais” com Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC

ONDE: Teatro UFSC – Programação Cultural 58ª SBPC

QUANDO: Dias 17,18,19 e 20 de Julho às 20h30 horas.

QUANTO: entrada livre.

CONTATO: (48) 9971-7066

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC