REUNIÃO ANUAL DA SBPC: programação cultural valoriza talentos locais

10/07/2006 09:15

Teatro, dança, música e exposições fazem parte das atividades culturaisque serão realizadas ao longo da 58a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A programação destaca a cultura da Ilha de Santa Catarina, bem como seus artistas. Entre as atrações estão a orquestra sinfônica de Florianópolis, peças teatrais de grupos da UFSC e Udesc, mostra de curtas catarinenses, feira do livro, além da encenação do folguedo do boi-de-mamão, figura típica do folclore de Santa Catarina.

A abertura do evento (16/7) contará com a participação da orquestra sinfônica da cidade e do grupo folclórico Danças e Cantares Açorianos de Biguaçu, às 18h30min. Em todos os outros cinco dias haverá a feira do livro, o pavilhão cultural – exposição de arte e artesanato regional, e o Engenho do Seu Zico, um engenho que produzirá farinha de mandioca com tração animal, aos moldes dos povoadores açorianos, e venderá produtos derivados da farinha. Entre as exposições, está “Olhares, desenhos e esculturas de Franklin Joaquim Cascaes”, na Galeria de Arte da UFSC. A mostra de parte da obra do artista com instalação artística sobre as bruxas da Ilha. A obra completa do artista faz do acervo do Museu Universitário da UFSC.

Para a programação musical estarão presentes as bandas Aerocirco e Cravo da Terra, que já foram atrações do projeto 12:30 da UFSC (veja abaixo). Formada em 2002, Aerocirco possui canções inspiradas nos grupos The Strokes, Coldplay e Los Hermanos. Já o grupo Cravo da Terra, além de ter composições próprias, interpreta músicas de Chico Buarque, Dorival Caymmi e Hermeto Paschoal. Haverá também um recital com o conservatório musical, a apresentação do coral Nuvens Azuis e de cantores de MPB e um encontro de corais de Florianópolis.

A programação cultural da SBPC contará ainda com exposições, museus e grupos folclóricos da cidade, além de grupos de dança, como o de dança folclórica da terceira idade da UFSC e o Mixtura de Bombinhas -premiado por três vezes no Festival de folclore da cidade de Itapema. O grupo participa, desde 1999, do maior evento da cultura açoriana no estado de Santa Catarina, o AÇOR, e possui um repertório de 26 modas de várias ilhas dos Açores.

Curtas catarinenses também serão exibidos diariamente, às 12h e 30min no auditório do Centro de Convivência. Estarão em cartaz os documentários Farra do Boi, Vôo Solitário, Ponte Hercílio Luz e as ficções Desterro e Alva Paixão. Entre as peças teatrais – cerca de três por dia – está “A Náusea”, leitura performática de fragmentos da obra de Jean Paul Sartre pelos alunos da Oficina de teatro do Departamento artístico-cultural (DAC) da UFSC. Também serão encenadas “Crimes Delicados”, “O Presente”, “Fim de jogo” e “Variações da morte de Trótski”, do grupo de teatro do Ceart da Udesc, e “Dom Pablo entre Vogais”, do Grupo Pesquisa e Teatro Novo da UFSC.

Conheça algumas atrações

Lenzi Brothers (segunda, 17/7, às 13h, na Concha Acústica)

Formada em 1996 pelos irmãos Marzio, Matheus e Samuel Lenzio, a banda já lançou dois cds e fez mais de 500 shows em dez anos de estrada. Grilo Verde, o primeiro cd, foi lançado em 2002 e produzido de forma independente, trazendo oito composições próprias da banda. A faixa título do disco tornou-se hit nos show e a música Pára-Quedas serviu de trilha para a vinheta do programa Toca aí da MTV Brasil, em fevereiro deste ano.

O segundo disco, Qualquer Cor, foi lançado em dezembro de 2005 e logo foi indicado ao Prêmio London Burning de música independente (RJ), um dos mais importantes do país, ficando em 2º na escolha do público e 4º entre os cinco melhores escolhidos pela crítica. Participaram da gravação o americano Greg Wilson, vocalista da banda carioca Blues Etílicos, que excursionou com o Lenzi Brothers no começo do ano passado, e Andrei Garcia, organista e pianista de Florianópolis.

Aerocirco (quarta-feira, 19/7, na Concha Acústica da UFSC, às 12h30min)

Com os integrantes Fábio Della, vocal e guitarra, Hudson Cabala, guitarra, Paulo Sant’Anna, baixo, Henrique Monteiro, bateria e César Moreno, teclados e backing vocal, a banda Aerocirco foi formada em 2002 em Florianópolis. O repertório é formado por composições próprias influenciadas pelas bandas de rock The Strokes, Coldplay e Los Hermanos. Além de realizar shows em Florianópolis, o grupo se apresenta em cidades do interior de Santa Catarina. Aerocirco gravou também videoclipes, entre eles o da música “Tarde demais” e “Foi por você”, que foram exibidos em programas de TV e são vendidos nos shows.

Cravo da Terra (quinta-feira, 20/, no Teatro da UFSC, às 12h3min)

O grupo Cravo-da-Terra é formado pela vocalista e flautista Ive Luna, pelo violonista Luís Coelho, o contrabaixista Matheus Costa e o violinista Mercelo Mello. Já conhecido em Florianópolis por realizar um trabalho inovador de divulgação dos compositores da Ilha, a banda também tem interpretações delicadas de músicas de grandes compositores como Chico Buarque, Dorival Caymmi e Hermeto Paschoal. Além disso, as músicas próprias do Cravo-da-Terra também mostram a qualidade musical deste quarteto. A canção O Vinil, de autoria de Ive Luna, foi a vencedora da etapa regional do 4º Festival de Música do SESC e conquistou a segunda colocação no estado.

Grupo Mixtura de Bombinhas (quinta, 20/7, na Concha Acústica da UFSC, às 12h30)

Em 1999, a professora de Educação Física, Vera Eli Pereira Pires, preparou um grupo de alunos de 3ª a 5ª séries da Escola de Ensino Fundamental de Bombas para fazer uma apresentação na Festa Junina da Escola. A comunidade gostou, os alunos se interessaram e esse foi o gatilho para a criação de um grupo folclórico que reconstituísse através da dança a cultura açoriana, outrora viva em nosso litoral.

Em 2003 foi criada a Associação Folclórica Mixtura – Afomix – para melhor estruturar o trabalho voluntário desenvolvido por 30 jovens e adolescentes.

Grupo premiado por três vezes no Festival de Folclore da cidade de Itapema. Participou do Encontro Comunitário de Ensaiadores, realizado nas Ilhas do Faial e do Pico, no arquipélago dos Açores em junho de 2005. Participa também, desde 1999, do maior evento da cultura açoriana no estado de Santa Catarina, o AÇOR. Atualmente, o grupo possui em seu repertório 26 modas de várias ilhas dos Açores.

Para mais informações: Joi Cletison – 3331 8304

Por Ingrid Cristina dos Santos / bolsista em Jornalismo da Agecom