REUNIÃO ANUAL DA SBPC: pesquisadora fala sobre perda de funções visuais em pacientes com doenças como diabetes

20/07/2006 09:35

Visão de cores e diabetes. Este é o tema da conferência que será apresentada pela psicóloga do Instituto de Psicologia da USP e doutora em Psicofísica Visual Humana pela Universidade de Columbia – Nova York/EUA, Dora Fix Ventura. Vice-presidente da SBPC, a psicóloga coordena uma equipe de psicólogos, biólogos, ortopedistas, oftalmologistas e arquitetos que estudam a visão de cores. O trabalha é dividido em duas linhas de pesquisa: uma que estuda o funcionamento das células da retina dos animais e outra que analisa as funções visuais em seres humanos. O evento, que integra a 58° Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), acontece nesta quinta, no Auditório Laranjeira do Centro de Cultura e Eventos, a partir de 16h.

A psicóloga, que realiza estudos relacionados à medida de funções visuais em pacientes com diferentes doenças que têm efeitos na visão, apresentará a sua metodologia de trabalho e os resultados obtidos na busca por novos instrumentos de avaliação que permitam um diagnóstico precoce. Entre as doenças pesquisadas, o Diabetes tem sido um dos principais tópicos. Segundo a pesquisadora, as perdas visuais, além de afetarem a capacidade de executar comportamentos básicos para a sobrevivência, podem ser reveladoras de outras perdas funcionais como memória, atenção e coordenação motora.

Dora explica que o grande desenvolvimento do estudo do sistema visual reflete a explosão científica e tecnológica da informática, das neurociências comportamentais e da biologia molecular. Hoje, a avaliação visual pode ser feita através de métodos não invasivos, possibilitados pelos avanços computacionais recentes. Para compreender os mecanismos responsáveis pelas perdas, no entanto, ainda são necessários estudos em modelos animais nos quais é possível acesso direto à retina ou aos centros superiores. Assim, com a utilização de métodos comportamentais e eletrofisiológicos não invasivos, aliados ao uso de modelos animais, é possível investigar as repercussões causadas por patologias neurodegenerativas no sistema visual humano.

Saiba mais

O diabetes é uma doença provocada por uma deficiência no pâncreas, que ocasiona o aumento de açúcar no sangue e pode afetar várias partes do organismo. A visão pode ser afetada de várias maneiras, ocasionando descolamento da retina, formação de catarata e hemorragias de fundo de olho. Quando os níveis de açúcar no sangue são bem controlados, através de regimes alimentares e medicação apropriada, estas doenças podem até mesmo ser evitadas.

Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom