REUNIÃO ANUAL DA SBPC: música do Cravo da Terra, encontro de corais, filmes Desterro e Naturezas Mortas, dança e teatro

20/07/2006 09:00

MÚSICA AO MEIO DIA:

O Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC, apresenta o grupo musical Cravo da Terra. Iniciado em 2000, o grupo tem na pesquisa da música tradicional do sul, sudeste e nordeste do Brasil a base de suas composições e de seus arranjos. Seus cinco integrantes, Ive Luna, Marcelo Mello, Mateus Costa, Rodrigo Paiva e Otávio Rosa, utilizam instrumentos de sopro, corda e percussão. Em busca da simplicidade e da singeleza, convidam o público para uma viagem pela música brasileira. O primeiro CD, intitulado Cravo da Terra, foi lançado em 2005. O show começa ao meio dia e meia.

DANÇA AO MEIO DIA

Grupo Mixtura de Bombinhas – Danças Folclóricas Açorianas, na Concha Acústica da UFSC, às 12h30.

CINEMA

Curtas Catarinenses: Desterro e Naturezas Mortas, no auditório do Centro de Convivência da UFSC às 12h30.

Desterro – Ficção 15’ 35mm/cor, 1992. Roteiro e Direção: Eduardo Paredes. Sinopse: Brasil – 1894. Sufocada a Revolução Federalista no Sul do País, o presidente Floriano Peixoto desencadeia violenta repressão contra os vencidos. Na antiga Desterro, capital do Estado, a população vive aterrorizada ante os fuzilamentos sumários na fortaleza da Anhatomirim e às inseguranças das delações.

Naturezas Mortas – Documentário ficcional – 15’ 35mm/cor, 1995. Direção: Penna Filho. Sinopse: Trajetória de um trabalhador no subsolo de uma mina na região carbonífera no Sul de Santa Catarina. Além da degradação física, o envelhecimento precoce e a pneumoconiose – doença incurável adquirida através da exposição ao pó de carvão –, apresenta a degradação ambiental provocada pela mineração.

As duas produções foram realizadas com o apoio da UFSC.

TEATRO

Apresentação de “Brincando de bonecos”, com Marcelo de Souza, no auditório do Centro de Convivência da UFSC às 18h30.

FOLCLORE

Apresentação do “Grupo Folclórico Boi de Mamão do Itacorubi”. O folguedo do Boi de Mamão é o mais tradicional do litoral catarinense, narra a morte e ressurreição do boi. Local: próximo do pavilhão cultural, às 18h30.

MÚSICA ÀS 18:30 HORAS:

Encontro de Corais de Florianópolis, no auditório da Igrejinha da UFSC, às 18h30.

Fazem parte deste concerto o Coral da UFSC, Coral do CEFETSC e Coral do Hospital Florianópolis, com um repertório variado, que valoriza o folclore e a Música Popular Brasileira.

Sobre os corais:

A Associação Coral Hospital Florianópolis, fundada em 1996, tem como principal objetivo abrilhantar as festividades do hospital e cantar para os pacientes internados. Em 2004 o coral associou-se a Liga Cultural Artística Alto Uruguay, uma liga de corais que reúne corais do sul do país em diversas localidades. O atual regente, Fernando Tadeu De Carli, é natural de Joaçaba-SC. Além de aulas de regência com Carlos Besen, fez cursos com Marcos Leite, Pablo Trindade e é aluno do Curso de Licenciatura em Música da UDESC. É preparador vocal e assistente de regência do coro Polyfonia Khoros junto à maestrina Mércia Mafra Ferreira, além de atuar como tenor solista junto aos grupos e Orquestras mais expressivos do Estado.

O coral do CEFETSC – Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina foi criado pelo maestro Carlos Besen e completa 30 anos em março de 2008. Atualmente, é regido hoje pelos professores Tânia Meyer e Irineu Melo, que ainda coordenam outros grupos artísticos da escola. O trabalho do coral se constitui em mais uma referência cultural do CEFETSC, juntamente com a Orquestra, a Big Band e o Grupo de Teatro Boca de Siri. Conta com alunos da própria instituição e da comunidade. No seu repertório, contempla músicas de vários períodos e estilos como Clássicas, Folclóricas e populares.

O Coral da UFSC tem mais 40 anos de história, desde 1963, e já passaram pelo grupo mais de 2500 cantores, entre brasileiros e estrangeiros. Atualmente o coral possui cerca de 50 componentes e é formado por alunos, professores e funcionários da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa. Em sua trajetória o Coral da UFSC gravou vários discos LPs e alguns CDs; encenou uma ópera e diversos oratórios; gravou especiais para TV; apresentou-se em inúmeras cidades brasileiras e cidades de vários países durante a sua “tournèe” pela Europa. Desde maio de 2004, conta com a regência de Miriam Moritz formada em 1987, que já regeu vários concertos em congressos, recitais e encontros de corais, atuou em diversos países da Europa, e é pós-graduada em Musicoterapia. Com novas propostas de trabalho, ano passado o coral produziu o espetáculo Vozes no Choro, e atualmente desenvolve o projeto “A música no corpo, O corpo na música”, em conjunto com o Grupo Vidança, da UFSC.

TEATRO:

Don Pablo Entre Vogais, sobre a vida e obra de Pablo Neruda, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC, sob a direção de Carmen Fossari. No Teatro da UFSC às 20h30.

“Don Pablo entre vogais” apresenta um texto de metateatro, com autoria e direção de Carmen Fossari, profissional de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, versando sobre a vida e obra de Pablo Neruda, poeta chileno, ganhador de Prêmio Nobel de Literatura. A peça é uma montagem cuja linguagem se reveste da busca da cena ritualística, como requer a linguagem da poesia.

O texto bilíngüe (português e espanhol) mescla o verso de Neruda com a prosa que verseja sua vida e, mesmo considerando serem tratados temas conflitantes como o golpe do general Pinochet em Salvador Alende, no Palácio de La Monedano Chile dos anos 70, ou mesmo o cotidiano popular das classes trabalhadoras,há em cada momento da peça na formulação da imagem e da cena teatral a buscado lúdico permeando todo o espetáculo.

SERVIÇO:

O QUÊ: Apresentações Artísticas na 58ª SBPC para o dia 20/07

ONDE: Campus da UFSC

QUANDO: Durante a 58ª SBPC na UFSC

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

A programação completa para todos os dias está no site www.sbpc.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC www.dac.ufsc.br