REUNIÃO ANUAL DA SBPC: Banda Samambaia Sound Club, cinema, dança e teatro nesta terça
MÚSICA AO MEIO DIA:
O Projeto 12:30 na Concha Acústica da UFSC recebe a banda Samambaia Sound Club, conhecida por ser dona de um show dançante e repleto de ironia. Seu primeiro CD, que leva o nome da banda, foi lançado na última quinta-feira, no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho) e traz 13 canções que falam de “sexo e adjacências”. O álbum, que vinha sendo preparado há um ano, foi gravado e mixado entre setembro de 2005 e fevereiro de 2006. A Samambaia Sound Club, formada por André Guesser, Daniel Gomes, Thiago Gomes, Jean Mafra e Marco Antônio, toca na Concha Acústica às 12h30.
CINEMA
Curtas Catarinenses: O Vôo Solitário, no auditório do Centro de Convivência da UFSC às 12h30.
Documentário dramatizado sobre a vida e a obra do entomólogo e naturalista alemão Fritz Plaumman, radicado em Seára-SC desde a década de 1920, e dono de uma das mais expressivas coleções de insetos do planeta. Produção de 1991, com 36 minutos de duração, em 16mm/colorido. Roteiro e direção de Éverson Faganello, com apoio operacional da UFSC.
TEATRO:
Crimes Delicados – Grupo de Teatro do CEART/UDESC, no auditório do Centro de Convivência às 18h30
MÚSICA ÀS 18H30:
Cláudia Passos e Trio Vocal Vila Lobos/MBP, no auditório da Igrejinha da UFSC.
Cláudia Passos é carioca e seu interesse por cantar começou ainda criança, quando tentava acompanhar as melodias dos LPs que suas irmãs ouviam. Tropicália, Novos Baianos, Chico Buarque, Beatles. Mais tarde, Elis Regina, uma grande influência. Mudou-se para Florianópolis, e desde 1998 vem se apresentando em diversos bares e eventos da cidade. Em 2001 formou o Trio com o pianista Luiz Gustavo Zago e o Contrabaixista acústico Mateus Costa. Com eles, vem desenvolvendo um trabalho de rearranjo e reinterpretação em um repertório diversificado, que passeia pelo samba, MPB, Bossa-Nova e Jazz.
“Dona de uma voz firme, densa e singular, seus vibratos lembram as antigas cantoras da era do rádio brasileiro e as damas do blues norte-americano. Essa característica se reflete num repertório diversificado que vai dos anos 70 até os dias de hoje, redescobrindo um pouco da história da música popular brasileira e suas influências.”
Mateus Costa, contrabaixo acústico, desde 1989, participou de bandas em Florianópolis tocando diversos estilos. Atuou em corais com o maestro Carlos Lucas Besen (Etefesc) e Rute Gebler (Udesc). Foi arranjador e regente do grupo Urubá (Madrigal e Banda). Tocou junto à Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) e Quinteto de cordas da OSSCA. Integrou a Camerata Florianópolis. Participa como membro Orquestra de Câmara do IMCARTI (Itajaí), da Orquestra Municipal de Florianópolis e do grupo Cravo-da-terra.
Luiz Gustavo Zago, pianista, compositor e arranjador tem participado intensamente da cena musical local. Formado em Bacharelado em Música – Habilitação: Piano pela Udesc, começou a tocar profissionalmente em 1999. Em 2000, integrou o Leonardo Garcia Quarteto, com o guitarrista Leonardo Garcia, André Maia no contrabaixo e Rodrigo Paiva na bateria. No repertório, grandes nomes da guitarra, como Toninho Horta, Hélio Delmiro, Ricardo Silveira, Pat Metheny, George Benson, Lee Ritenour, transitando por estilos como o jazz contemporâneo, o fusion e a moderna música instrumental brasileira, como as linguagens de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti. Ao mesmo tempo, participou de jam sessions com o quarteto e com convidados como Guinha Ramires, Alessandro Kramer, Carlos Ribeiro, Cássio Moura e Toicinho. Participou do 1º Festival de Música do SESC como tecladista na música Bom Tempo, de Silvio Mansani e Com participações em CDs e premiação em festivais, em 2002 venceu o 3º Festival de Música do SESC com a canção Por entre os dedos, composta em parceria com Silvio Mansani. Luiz Gustavo Zago é destaque como um dos grandes instrumentistas de Santa Catarina, tocando com grandes nomes do cenário musical do Estado.
DANÇA: Grupo Folclórico Danças e Cantares Açorianos de Biguaçu, na entrada da Feira de Livros da SBPC, às 18h30
TEATRO: Don Pablo Entre Vogais, sobre a vida e obra de Pablo Neruda, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC, sob a direção de Carmen Fossari. No Teatro da UFSC às 20h30, até dia 21.
“Don Pablo entre vogais” apresenta um texto de metateatro, com autoria e direção de Carmen Fossari, profissional de teatro no Departamento Artístico Cultural da UFSC, versando sobre a vida e obra de Pablo Neruda, poeta chileno, ganhador de Prêmio Nobel de Literatura. A peça é uma montagem cuja linguagem se reveste da busca da cena ritualística, como requer a linguagem da poesia.
O texto bilíngüe (português e espanhol) mescla o verso de Neruda com a prosa que verseja sua vida e, mesmo considerando serem tratados temas conflitantes como o golpe do general Pinochet em Salvador Alende, no Palácio de La Monedano Chile dos anos 70, ou mesmo o cotidiano popular das classes trabalhadoras,há em cada momento da peça na formulação da imagem e da cena teatral a buscado lúdico permeando todo o espetáculo.
SERVIÇO:
O QUÊ: Apresentações Artísticas na 58ª SBPC para o dia 18/07
ONDE: Campus da UFSC
QUANDO: Durante a 58ª SBPC na UFSC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.sbpc.ufsc.br
A programação completa para todos os dias está no site www.sbpc.ufsc.br
Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC