Projeto Ação de Direitos Humanos e Cultura Popular é desenvolvido no Educandário São Lucas

26/07/2006 15:38

O projeto “AÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E CULTURA POPULAR”, a ser desenvolvido no Centro Educacional Regional São Lucas, em São José, Santa Catarina, dentro do programa RECONHECER 2006 do MEC, teve início na sexta-feira, dia 14 de julho. Esse projeto comunitário tem a função de orientar, com noções de direitos humanos, direitos da criança e do adolescente e Cultura Popular da Periferia, os jovens submetidos a medidas sócio-educativas e os monitores do Educandário São Lucas.

Por meio de palestras, grupos de trabalho, apresentações, avaliações e publicações, o professor Ildemar Egger, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC, que é o coordenador e expositor desse projeto, mostrará a importância do Direito na sociedade, a fim de tentar recuperar a dignida desses adolescentes na sociedade. O projeto tem como público alvo, cerca de 50 jovens que estão cumprindo medids sócio-educativas, com idade entre 14 e 18 anos, que estão no Educandário e cerca de 30 monitores responsáveis pela reabilitação desses jovens.

O programa RECONHECER 2006, visa estabelecer uma formação mais cidadã, orientada pelos direitos humanos. O programa tem como objetivo valorizar e respeitar a autonomia das comunidades, em especial as de afro-descendentes, povos indígenas, população prisional, pessoas deficiente, pessoas convivendo com HIV/AIDS. Além disso, prioriza as questões como garantia da diversidade sexual, execução penal, questões agrárias do meio rural, urbanas, ligadas à moradia e ao trabalho, trabalho escravo, direito da criança e do adolescente.

As palestras, trabalhos e oficinas serão ministrados todas as sextas-feiras, até dezembro de 2006. O projeto “AÇÃO DE DIREITOS HUMANOS E CULTURA POPULAR” foi o único de Santa Catarina aprovado pelo programa RECONHECER 2006 do MEC. Mais informações no site do programa.

Por Alessandro Menezes/ bolsista de jornalismo da Agecom