Projeto 12:30 apresenta Trio Butiá nesta quarta-feira na Concha Acústica da UFSC

03/07/2006 12:08

Improvisação e uma sonoridade sofisticada são elementos na música do Trio Butiá, que, nesta quarta-feira, se apresenta no palco do Projeto 12:30. A proposta do trio é fazer uma música dinâmica, viva e explosiva, aliada a momentos de sutileza. Com uma formação compacta, a liberdade de interpretação é absoluta. O show começa às 12h30 na Concha Acústica da UFSC, em frente ao CCE (Básico).

As composições próprias são ritmicamente ecléticas e cheias de brasilidade, citando ritmos como samba, choro, partido alto, baião, bossa nova e chamamé, além de jazz, funk e tango. O trio ainda toca músicas de João Bosco, Luís Gonzaga, Thelonious Monk, Hermeto Pascoal, Dizzy Gillespie, Tom Jobim, Charlie Parker, Alegre Corrêa, Miles Davis, John Coltrane, Chico Buarque e outros, que ganham uma nova e inusitada roupagem.

A condução do ritmo é feita pelo baterista Victor Camargo. Paulista, iniciou-se no instrumento aos 14 anos, em Florianópolis, com o conceituado músico local Rodrigo Paiva. Estudante de percussão clássica e sinfônica, já fez cursos na Suécia e em Londres. De volta ao Brasil, estudou com o professore Luis Roberto Sampaio (UNESP/PIAP), o percussionista Marcos Suzano (Sting, Gilberto Gil) e o baterista Marcio Bahia (Hermeto Pascoal, Maria Bethânia), além do Curso de Percussão Sinfônica na Escola Villa-Lobos, no Rio de Janeiro.

Camargo já integrou o grupo Brasil Papaya, participou do naipe de percussão da “OSSCA” e formou o grupo Gholpe, com seu professor, Roberto Sampaio. De retorno a Florianópolis, em 2003, gravou o 2º disco da banda Tijuquera com produção de Carlos Trilha (Renato Russo, Marisa Monte), e lançou um método voltado à percussão brasileira, mais uma vez ao lado de Sampaio.

As harmonias e improvisações da guitarra são de Wslley Risso. Nascido em São Paulo, iniciou-se na música através do piano, no Conservatório de São Miguel Paulista. Aos 11 anos, é levado por seu irmão ao encontro da guitarra. Desde então, freqüentou mais dois conservatórios, o Conservatório de João Paulo e o Conservatório Souza Lima. Estudou também com professores da GIT (Guitar Instutite of Technology), na Califórnia e, no Brasil, na Universidade Livre de Música (ULM), sob a instrução dos guitarristas Jonas Santana e Olmir “alemão” Stocker.

Através da Hélio Cortez Music, Risso lançou três vídeos-aula sobre harmonia e improvisação. Depois de atuar em grupos de MPB, Jazz e de estudar a música de John Mclaughlin, Stocker, Heitor TP, Milton Nascimento, Toninho Horta, Egberto Gismonti, Joe Pass, Dori Caymmi, Pat Metheny, entre outros, Wslley Risso encontrou no Trio Butiá terreno propício para o exercício de suas composições e improvisos.

Alexandre Luís Vicente, o mais novo dos três músicos, é o responsável pelo grave das linhas de baixo. Dedica-se, há onze anos, ao estudo do baixo elétrico, violão e guitarra. Participou de cursos com grandes músicos brasileiros, como Itiberê Zwarg (Hermeto Pascoal), Arismar do Espírito Santo (Toninho Horta, Dorival Caymmi, Hermeto Pascoal), Arthur Maia (Gilberto Gil, Djavan, Caetano Veloso), Nelson Faria (João Bosco, Ivan Lins, Milton Nascimento), Pascoal Meirelles (Tom Jobim, Cama de Gato, Chico Buarque), André Mehmari (Nailor Proveta, Mônica Salmaso, Orquestra Sinfônica de São Paulo) e Jorge Oscar (Gal Costa, Ney Matogrosso).

Atualmente, Vicente cursa Licenciatura em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), dá aulas de contrabaixo, violão e guitarra na Compasso Aberto – Escola Livre de Música, e desenvolve seu trabalho junto a dois grupos, o próprio Trio Butiá – tocando música brasileira, jazz e composições próprias – e o Grupo Poré Poré, onde toca músicas de Hermeto Pascoal e composições do grupo.

O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró- Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro. Artistas interessados em participar devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3331-9348/ 3331-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO:

O QUÊ: Show com o Trio Butiá

ONDE: Projeto 12:30, na Concha Acústica da UFSC

QUANDO: 5 de Julho de 2006, quarta-feira, às 12h30min

QUANTO: Gratuito e aberto ao público

PROGRAMA: Música Brasileira e Jazz

CONTATO: Alexandre Vicente (48) 3335-0106 / 96190147 | Wslley Risso (48) 3028-3446 / 99985084 | Victor Camargo (48) 3224-7761 / 91264123

Fonte: Renan Fagundes – aluno bolsista de Extensão – Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30 – DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC – (48) 3331-9348 / 3331-9447 www.dac.ufsc.br