Programa de Educação Tutorial tem seu regimento aprovado
O saldo do XI Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet), que ocorreu paralelamente à 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), não poderia ter sido mais positivo. Além da presença de mais de mil participantes, o encontro ficará marcado pela aprovação do regimento que regulamentará a Comissão Executiva do PET (Cenapet). A UFSC possui 14 Grupos PET nos mais variados cursos, como Educação Física, Arquitetura, Nutrição e História.
O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como meta melhorar a formação dos alunos de graduação e dos cursos nos quais eles estão inseridos. Através de Grupos, o PET desenvolve atividades extracurriculares que envolvam ensino, pesquisa e extensão, abordando com maior profundidade tanto assuntos já tratados pela graduação quanto outros temas emergentes. Cada Grupo PET é composto por um tutor e 12 alunos bolsistas, que devem ser iniciados no projeto até a primeira metade do curso. O objetivo é que cada aluno bolsista se transforme em um multiplicador deste conhecimento gerado.
Para Giovani de Lorenzi Pires, tutor do Grupo PET do curso de Educação Física da UFSC, o Enapet foi importante no processo de integração e troca de experiências entre os Grupos PET do Brasil. O destaque, no entanto, ficou por conta da aprovação do regimento do Cenapet. Segundo Giovani, o regimento, aprovado em assembléia geral no último dia do evento, deu forma legal ao que já existia de fato. Nele, discutiu-se a organização do movimento PET em âmbito nacional e procurou-se mostrar como se dá essa educação tutorial. Foi decidido, também, o processo eleitoral do movimento PET, que será feito através de voto universal em chapa fechada formada por 12 membros (seis bolsistas e seis tutores) com cargos pré-estabelecidos.
Mais informações com professor Giovani de Lorenzi Pires, e-mail: giovanipires@cds.ufsc.br
Por Daniel Ludwich / Bolsista de Jornalismo na Agecom / UFSC