Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação da UFSC lança mapeamento de empresas em Blumenau

05/07/2006 14:24

Nesta quarta-feira, dia 5, será lançado em Blumenau o Mapeamento da Cadeia de Tecnologia da Informação e Comunicação em Santa Catarina. Coordenado pelo Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (IGTI/UFSC), o mapeamento tem como objetivo traçar o perfil de um setor importante para a economia catarinense, a fim de torná-lo mais competitivo no mercado internacional.

A meta é identificar as empresas catarinenses que atuam no desenvolvimento de hardware, componentes para sistemas eletrônicos, sistemas computacionais (software) de suporte à gestão empresarial, além das que trabalham com projeto e implantação de infra-estrutura de telecomunicações. Essa é uma das etapas do projeto Platic – Plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação, do qual participam, além da UFSC, cerca de uma dezena de entidades.

Segundo a coordenadora do IGTI, professora Aline França de Abreu, estima-se que existam cerca de 3 mil empresas atuando no setor em todo o estado. Porém, apenas 1,6 mil estão cadastradas em entidades representativas, como Fiesc e Acate. “O mapeamento é de extrema importância para que possamos descobrir quais são e onde estão as empresas que existem, mas não integram essa relação”, afirma.

Questionário – Para participar do mapeamento, os empresários devem responder a um questionário com 80 perguntas, já disponível no site www.platic.ufsc.br. As questões buscam identificar desde produtos e serviços oferecidos pela empresa até aspectos relacionados com recursos humanos e práticas de inteligência competitiva. Todas as informações fornecidas serão mantidas em sigilo.

O mapeamento foi lançado em Joinville há uma semana. Em Blumenau, a cerimônia de lançamento inicia às 19h, na Feira Blusoft Brasil 2006, que ocorre no Pavilhão da Proeb.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Débora Horn