Múltiplas homenagens e cumprimentos coletivos para a UFSC e para a SBPC
A UFSC vivenciou nesta ultima semana uma abrangente experiência interdisciplinar. Experiência não apenas na relação entre ensino, pesquisa e extensão, atividades estas que foram realizadas em diversas áreas do conhecimento, mas, sobretudo, uma experiência da diversidade no campus. O fluxo da comunidade interna e externa, admirando, duvidando, perguntando, mostra a legitimidade do espaço democrático e socializador que é a universidade, em singular a universidade pública, capaz de resistir aos condicionantes políticos para o seu desenvolvimento.
A 58ª reunião anual da SBPC realizada na UFSC, com mostra de trabalhos, oficinas, palestras, seminários, discussões de diferentes temáticas e abordagens, evidenciou as contribuições que o desenvolvimento da ciência possibilita à condição humana assim como oportunizou colocar em debate questões éticas e temas ainda não suficientemente estudados e compreendidos nas dimensões humanas e institucionais.
Muito além de uma aula de ciência, a UFSC vivenciou e oportunizou um encontro com a diversidade de idéias, de práticas e de compreensão da construção do conhecimento e sua socialização. Para a comunidade externa foi uma oportunidade ímpar para conhecer a Universidade Federal de Santa Catarina e sua estrutura, bem como ter ciência do que faz a universidade pública, e para a comunidade interna, uma possibilidade de dimensionar o processo ensino-aprendizagem para além da sala de aula. Esse diálogo interinstitucional entre alunos, professores, pesquisadores e visitantes, certamente irá fomentar ainda mais a grandeza e a qualidade da nossa Universidade, seja da excelência de suas atividades acadêmicas ou na recepção de eventos dessa natureza. Que o resultado deste encontro potencialize e provoque iniciativas em benefício da condição humana, mediados pela ciência e potencializados pela universidade pública.
Professor Marcos Laffin – Pró-reitor de Ensino de Graduação