Inscrições para o processo seletivo do curso de ensino a distância de Libras vão até o dia 7 de agosto

24/07/2006 17:58

Mais uma modalidade de ensino a distância será oferecida pela UFSC a partir do próximo semestre. É o curso de Letras/Licenciatura com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), que está com as inscrições para o processo seletivo abertas até o dia 7 de agosto. Serão disponibilizadas 500 vagas, todas distribuídas entre nove pólos de ensino de diferentes instituições que trabalham em parceria no projeto, entre elas a UFSC.

Poderão se candidatar a uma das vagas todas as pessoas que já completaram o segundo grau ou aquelas que vão terminar o ensino médio até o período da realização da matrícula, de 11 a 14 de setembro. Os interessados também devem fazer parte de uma das seguintes categorias: instrutores surdos de Libras certificados, surdos fluentes na Libras ou ouvintes fluentes na Libras.

As inscrições podem ser feitas apenas pelo site da Coperve, www.coperve.ufsc.br até às 20h do dia 7 do próximo mês. Os candidatos devem preencher o formulário de requerimento e enviá-lo pela internet para a Coperve. O pagamento do boleto bancário, referente à taxa de inscrição no valor de R$30,00 pode ser pago também até o dia 7 de agosto, em qualquer agência bancária do país.

No ato da inscrição o candidato deverá escolher o pólo de ensino que freqüentará nos encontros presenciais. O sistema de cursos a distância prevê atividades obrigatórias em encontros presenciais previamente agendados, inclusive aos sábados. As aulas presenciais corresponderão no mínimo a 30% da carga horária total, mas esse percentual também pode ser aumentado de acordo com decisão da coordenação do curso.

A prova de seleção será composta por 15 questões de conhecimentos gerais (todas formuladas em Libras) e cinco de Língua Portuguesa (formuladas em português). O exame será realizado no dia 27 de agosto em Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Salvador, Santa Maria, São Paulo e no Rio de Janeiro. O início das aulas está previsto para o dia 15 de setembro.

Os locais de provas são aqueles onde há pólos de educação a distância que oferecerão o curso de Libras. Além da UFSC, as instituições de ensino que vão ministrar aulas de ensino a distância da Língua Brasileira de Sinais são: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Ceará (UFCE), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), do Rio de Janeiro.

Essas instituições estão trabalhando em parceria para se adequar a recente Lei de Libras, assinada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva com o objetivo de estimular o ensino língua brasileira de sinais dentro das universidades. De acordo com a lei, todas as instituições de ensino superior deverão ter disciplinas de libras em no máximo 10 anos.

Mais informações no site da coperve, www.coperve.ufsc.br. Ou ainda através do e-mail libras@ead.ufsc.br

Por Julia Fecchio / Bolsista de Jornalismo na Agecom / UFSC