Congresso debate as “desigualdades em saúde”
Professores, pesquisadores e estudantes da área da saúde são o público alvo do evento que discutirá no final do ano, na capital, as “Desigualdades em Saúde”. O I Congresso Catarinense em Saúde Pública acontece em 30/11 e 1/12, no Centro de Educação, Eventos e Lazer (CEEL) do Sistema Fiesc, na Praia do Campeche. As inscrições estão abertas até 31/7 para a inscrição de trabalhos em duas modalidades: comunicações orais e pôsteres.
“O congresso torna visíveis os diferentes trabalhos que vem sendo realizados em prol da população, que buscam amenizar essas desigualdades”, diz Luciana Medeiros, mestranda da comissão organizadora. Nos dois dias de congresso, os organizadores estimam que sejam apresentados 80 trabalhos na forma de comunicações orais. Eles estarão distribuídos em 20 mesas de discussão com temas diferenciados, cada uma delas com quatro palestrantes. A sessão de pôsteres conta com 120 vagas e premiará os melhores trabalhos apresentados. Os pôsteres também serão separados nos mesmos temas das comunicações orais.
Na programação do site oficial estão agendadas ainda três mesas redondas: Desigualdades no Acesso aos Serviços de Saúde: Gênero, Classe e Etnia, Possibilidades de Integração entre Epidemiologia e as Ciências Sociais e Humanas; e Desigualdades em Saúde: Implicações para o Planejamento de Serviços. Além disso, o segundo dia terá duas conferências.
O congresso, organizado pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFSC (PPGSP), para a comemoração dos dez anos do PPGSP, já conta com a presença confirmada de vários profissionais de saúde de diversas universidades e instituições brasileiras, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), de Manguinhos (RJ), a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal Fluminenese (UFF).
Os interessados em inscrever seus trabalhos devem preencher o formulário disponível do site do evento, http://www.saudecoletiva.ufsc.br, no link “inscrição de trabalhos”. A lista dos selecionados será divulgada no mesmo site a partir de 15/8.
Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.