Círculo de Leitura nesta quinta com a escritora Tânia Piacentini
No livro Literatura: o universo brasileiro por trás dos livros, publicado pela EdUFSC, a escritora Tânia Piacentini aborda e aprofunda questões relacionadas ao acesso à leitura no País, sublinhando o papel fundamental de bibliotecários, livreiros, professores, editores e meios de comunicação. Tânia é a 18ª convidada de honra do Círculo de Leitura de Florianópolis, que acontece na próxima quinta-feira, dia 6, a partir das 17 horas, no Espaço Cruz e Sousa (térreo da Editora da UFSC), no Campus da Trindade.
A escritora se destaca pelo trabalho contínuo que realiza há décadas a favor do livro e da leitura. Diretora geral da Sociedade Amantes da Leitura, que propõe o projeto Biblioteca Barca dos Livros, a professora é leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
O Círculo de Leitura de Florianópolis, fundado em julho de 2004, congrega escritores, artistas, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no hábito da leitura e na popularização do livro. O evento acontece uma vez por mês, normalmente na primeira quinta-feira. Consiste de um bate-papo informal sobre leituras que os presentes estejam realizando no momento. Para cada sessão é convidada uma pessoa com reconhecida dedicação à leitura.
Antes de Tânia Piacentini, o Círculo de Leitura de Florianópolis já contou com a participação especial de Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Salma Ferraz, Jaime Ambrósio, Mário Pereira, Clarmi Régis, Carmen Lúcia Fossari, Maria Odete Olsen, Carlos Henrique Schroeder, Maicon Tenfen, Valdemir Klant, Celestino Sachet, Cleber Teixeira, Regina Carvalho, Tânia de Oliveira Ramos e Dennis Radünz.
De acordo com Tânia Piacentini, a maioria silenciosa de leitores permanece no campo não “controlável” dos compradores. “Livreiros e bibliotecários só podem oferecer para venda ou para empréstimo uma reduzida parte da produção, levando em consideração a imagem que têm de seus leitores e as ofertas dos editores, ocorrendo assim uma segunda seleção de obras”, constata.
A pesquisadora observa que atualmente o consumo de livros também é influenciado pelos meios de comunicação audiovisuais, “não só pelas possibilidades de adaptação das obras literárias, como também pela facilidade de popularização do escritor e de sua obra, através de reportagens e publicidades que alimentam o imaginário do leitor, aproximam-no da vida literária e o incentivam à compra deste objeto de prestígio cultural que o livro de literatura”.
Quanto à imprensa escrita, sustenta a escritora, a difusão dos livros de literatura resume-se a resenhas, notas, pequenos comentários. “Raros são os casos de livros que conseguem uma análise crítica mais aprofundada, ensaios críticas literárias propriamente, mesmo porque é também escassa, para não dizer inexistente, a publicação de veículos especializados, os chamados suplementos literários”, lembra no livro publicado pela EdUFSC. Conclui, contudo, que “apesar desta carência e da limitação das formas em que se fala sobre literatura nos jornais, é inegável a capacidade de multiplicação das possibilidades de alcance do leitor’.
Seguem breve currículo e foto:
Tânia Maria Piacentini é catarinense do sul do Estado (Nova Veneza, Siderópolis e Criciúma), reside em Florianópolis, onde concluiu em 1969, na UFSC, o curso de Letras (Português e Francês). Mestra (1988) e Doutora em Educação (1996) pela UNICAMP, Campinas/SP, com a tese “Vuelta, uma revista de autor”, sobre a revista Vuelta, do México, dirigida pelo escritor Octavio Paz. Exerceu o magistério em todos os níveis de ensino, principalmente no Curso de Letras da UFSC.
Escreveu livros, artigos e resenhas na área de Leitura, Literatura e Ensino; publica regularmente no O Balainho e na revista eletrônica Dobras da Leitura www.dobrasdaleitura.com . É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), participa dos circuitos culturais do SESC/SC, com oficinas, cursos e palestras em torno de livros e de bibliotecas, de preferências literárias, de histórias de leituras. É diretora geral da Sociedade Amantes da Leitura, criada em 2003 na Lagoa da Conceição, que propõe o projeto Biblioteca Barca dos Livros e organiza o evento anual Abril com Livros, entre outras atividades ligadas à leitura. Publicou Literatura: o universo brasileiro por trás dos livros. Editora da UFSC, 1991, e Contos da selva, de Horacio Quiroga: tradução, apresentação, cronologia. Ed. da UFSC, 1989.).
Contatos e entrevistas pelos fones:
(48) 3232-0283 e (48) 9989-3208, e-mail: taniap@brturbo.com.br ou talanita@terra.com.br . Mais informações e opiniões da escritora podem ser obtidas no site www.dobrasdaleitura.com (link Alinhavos).
Fonte: Editora da UFSC