UFSC reúne meios de comunicação para apresentar a Reunião Anual da SBPC

29/06/2006 13:48

Com a presença do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência SBPC, Ennio Candotti, do reitor da UFSC, Lúcio José Botelho, e do reitor da Udesc, Anselmo Fábio de Moraes, foi realizada na manhã desta quinta-feira, em Florianópolis (SC), uma apresentação da Reunião Anual da SBPC para os meios de comunicação de Santa Catarina. Durante o encontro houve uma mostra das peças concebidas para divulgação do evento e uma apresentação sobre as principais atividades previstas para a reunião em Florianópolis, que será realizada de 16 a 21 de julho, no campus da UFSC.

“Precisamos que a mídia nos ajude a divulgar que a reunião será realizada de portas abertas e qualquer pessoa pode participar”, ressaltou Ennio Candotti, lembrando que apenas para os minicursos há necessidade de inscrição. “Queremos que a reunião anual da UFSC seja marcada pela popularização, pela massificação do acesso aos debates”, reforçou o reitor da UFSC, lembrando que algumas das principais conferências poderão ser acompanhadas em todo o país e fora dele, via internet.

Outro ponto destacado foi a presença da tecnologia na reunião, que este ano tem como tema SBPC&T – Semeando Interdisciplinaridade. “A reunião avança pois mostra que está claro que ciência sem conexão com a tecnologia e a inovação não tem sentido”, avaliou o reitor da UFSC. Também presente ao encontro, o professor Álvaro Prata, integrante da comissão organizadora local, pessoa-chave na organização dos eventos “TEC” (aqueles que incluem debates na área tecnológica) lembrou que o Brasil está entre as 20 nações que mais produzem ciência no mundo, mas ainda tem dificuldades para transferir esse conhecimento para a sociedade. “Esse processo passa pelo avanço e pela transferência tecnológica”, ressaltou Prata.

Durante o encontro Ennio Candotti foi questionado sobre a escolha da Universidade Federal de Santa Catarina como sede do evento e disse que essa decisão é um reconhecimento ao perfil que a universidade vem buscando. “É uma homenagem ao esforço da UFSC em criar e atualizar um perfil moderno, em que ciência básica e tecnologia convivem e são responsáveis pelo avanço do próprio estado. É impossível imaginar a atuação industrial de Santa Catarina sem o papel da universidade”, disse o presidente da SBPC.

Por Arley Reis / jornalista da Agecom / UFSC