Reunião anual da SBPC aproxima pesquisa básica e tecnologia

28/06/2006 18:29

Grande parte da pesquisa nacional é realizada nas universidades e institutos ligados ao poder público. Falta fortalecer o elo entre pesquisa aplicada e produção de modo a implantar unidades permanentes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas empresas nacionais. Por esse motivo, a 58ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre 16 e 21 de julho no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, pela primeira vez, será dividida em partes iguais entre temas ligados à tecnologia e à ciência. O objetivo é estimular a participação do setor empresarial e o investimento em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Serão discutidos temas de impacto na indústria nacional como a implantação da TV digital aberta no país, novas tecnologias na produção de petróleo, robótica, nanoeletrônica, aços especiais, engenharia biomédica e computação. Além disso, a Expociência, que costuma ser realizada ao mesmo tempo que a reunião anual, ganha novo formato e passa a se chamar ExpoT&C. Pela primeira vez, haverá um ciclo de debates sobre inovação tecnológica, envolvendo os expositores das instituições que apóiam a pesquisa e as empresas. Haverá também um recorde de expositores – mais de 50, entre instituições de fomento, universidades e empresas.

“Consideramos que foi dado o primeiro passo para a participação das empresas na reunião anual”, afirma Ennio Candotti, presidente da SBPC. “O que almejamos é acelerar o processo de aproximação entre ciência, tecnologia e produção visando o crescimento sustentável.”

Formato novo

A reunião de Florianópolis pretende inovar no formato. Além das 50 conferências, 60 simpósios, 50 minicursos, 30 mesas-redondas, haverá encontros abertos ou painéis de 5 a 8 especialistas destinados a elaborar documentos que nortearão a política e as ações da SBPC durante o ano. Além disso, serão realizados Grupos de Trabalho sobre temas interdisciplinares, ou seja, que demandam profissionais de diversas áreas, como terapia gênica, água, evolução, ética e criminalidade. O programa dos Grupos de Trabalho não deve se limitar à reunião anual, mas continuará a se desenvolver durante o ano em reuniões mensais.

Continuam as atividades que já se tornaram tradicionais, como a SBPC Jovem, destinada a trazer a juventude para a área de ciência e cultura, consistindo de exposições, conferências e cursos; as jornadas de Iniciação Científica, que reúnem os melhores trabalhos apresentados nos congressos de iniciação científica das universidades; e a SBPC Cultural, com a apresentação de atividades culturais com ênfase na região.

O que é a reunião anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural. A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os estados, com a participação de 53 sociedades e associações científicas.

Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.

A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, realizado em Campinas, interior de São Paulo, reuniu 104 participantes. Em 2006, a reunião programada para Florianópolis deve contar com a participação de cerca de 600 palestrantes. O recorde de público ocorreu em Recife, no ano de 2003, quando estiveram presentes 25 mil pessoas.

* O credenciamento de imprensa poderá ser feito pelo site da Universidade Federal de Santa Catarina (http://www.sbpc.ufsc.br/).

SBPC – Assessoria de Imprensa

Maristela Garmes

Tel. 11 3259 2766 ramal 215

www.sbpcnet.org.br

Mais informações sobre a realização na Reunião Anual na UFSC:

Secretaria Regional da SBPC: Mário Steindel (Fones: 3331 5163 ou 3331 9588)

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão: Eunice Nodari (fone: 3331 8304)

Pró-Reitoria de Pesquisa: Thereza Christina Nogueira (fone: 3331 9284)

Também no site http://www.sbpc.ufsc.br/