Estudantes do CTC terão Centro de Convivência
Dentro de três meses, os estudantes do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/ UFSC) terão um novo espaço para abrigar centros acadêmicos, fazer refeições e reunir-se com os colegas. A construção do Centro de Convivência do CTC, antiga reivindicação dos alunos, deve ser concluída até o final de agosto.
O prédio de dois pavimentos fica entre os Departamentos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Informática e Estatística, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. No primeiro pavimento haverá espaço para um restaurante e para o almoxarifado do CTC. O segundo andar abrigará os centros acadêmicos (CAs), além de uma sala de reuniões, uma copa e um escritório para o Conselho de Entidades Estudantis do Centro Tecnológico (CETEC).
De acordo com o diretor do CTC, professor Júlio Felipe Szeremeta, o objetivo da obra é oferecer aos alunos um local adequado para passarem o tempo em que não estão em sala de aula. “Nossos estudantes não contam com um espaço para convivência, concentrando-se nos corredores durante o intervalo das aulas. Com o novo prédio, vamos mudar essa situação”. Além do Centro de Convivência, está prevista a construção de um jardim onde os alunos possam ficar durante os intervalos.
Elaborado pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial do Departamento de Engenharia Civil (PET/ECV), orientados pelo professor Cláudio Zimmermann, o projeto foi realizado de acordo com as sugestões apresentadas pelos centros acadêmicos. “O segundo pavimento será todo modulado, de forma que os CAs decidirão como utilizar o espaço”, explica o membro do PET/ ECV André Ricardo Hadlich. Nas próximas semanas, Direção do CTC e representantes dos estudantes definem a divisão do ambiente.
Os recursos para a obra, estimados em cerca de R$ 500 mil, foram adiantados pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) que, por isso, terá direito a receber o valor pago pelo aluguel do restaurante durante 12 anos. Após esse período, os recursos obtidos com a locação serão repassados para a Universidade.
Mudanças – Com a transferência do almoxarifado para o novo prédio, o espaço ocupado hoje por esse setor passará a ser do Grêmio dos Técnico-Administrativos do Centro Tecnológico, enquanto o local onde funciona o Grêmio será cedido aos funcionários terceirizados que trabalham na limpeza e manutenção do CTC. “Com todas essas mudanças, esperamos proporcionar melhores condições de trabalho e lazer à comunidade do Centro Tecnológico”, conclui o professor Szeremeta.
Débora Horn / Núcleo de Comunicação do CTC / UFSC