Curitiba vai sediar o II Encontro de Direito e Cultura Latino-Americanos

30/06/2006 16:28

Discutir a dominação imposta à América Latina e procurar novas formas de ação que subvertam essa condição. Este é o objetivo do II Encontro de Direito e Cultura Latino-Americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação que ocorrerá de 25 a 28 de julho no teatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O evento, que está sendo realizado pelo Centro de Estudos Jurídicos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (CEJUR), reunirá conferências, palestras, seminários críticos e apresentação de trabalhos, além de contar com a presença de movimentos sociais e com a realização de oficinas e apresentações culturais.

Ainda que a dominação imposta à América Latina não seja um tema novo e que já tenha sido muito debatido e estudado, os organizadores acreditam ser fundamental a continuidade de uma discussão sobre esta situação, visto que esta condição de dominação permanece vigente até hoje. A organização destaca a importância de pensarmos o direito como ferramenta que garanta o direito à livre expressão, à diversidade e que colabore para a construção da identidade e emancipação dos povos. Somente com a compreensão da pluralidade cultural, social e jurídica que colore a América Latina, afirmam os organizadores, poderemos cogitar a possibilidade de uma prática emancipatória e solidária.

As inscrições para a participação no encontro devem ser feitas através do site www.cejur.ufpr.br. Os interessados em inscrever trabalhos, devem fazê-lo até o dia seis de julho pelo mesmo site. Os trabalhos, que devem tratar de temas relacionados ao encontro, podem ser escritos em português ou espanhol, dos quais serão selecionados 50, sendo 20 de estudantes de pós-graduação e 30 de graduação.

Mais informações:

www.cejur.ufpr.br

eventoscejur@ufpr.br

Por Daniel Ludwich/bolsista de jornalismo da Agecom