58ª SBPC traz o XI Enapet para o Campus da UFSC

12/06/2006 17:12

Paralelo a 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileiro pelo Progresso da Ciência (SBPC) será realizado na UFSC o XI Encontro Nacional dos grupos PET (Enapet), de 16 a 21 de julho. Organizado pelo InterPET/SC e pelo comitê local de acompanhamento do PET/UFSC, o encontro terá como tema geral “PET – Organização e Reorientação para Ações Interdisciplinares”.

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e desde 2000 teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu). Com grupos em universidades de todo o país, distribuídos nas mais diversas áreas do conhecimento, o programa tem o objetivo de melhorar qualitativamente a formação dos alunos de graduação e o curso em que estão inseridos. Através de atividades extracurriculares que envolvam ensino, pesquisa e extensão, o PET procura que o aluno tenha uma formação abrangente e interdisciplinar. Tais atividades são desenvolvidas por alunos bolsistas destacados através de avaliação, e possuem tutoria docente.

Atualmente, existem 318 grupos PET no Brasil, sendo 18 em Santa Catarina. Para unificar os pólos do programa dentro do estado, foi criado em 1997 o InterPET/SC, que nesse ano organiza o décimo primeiro Enapet – concomitante à Reunião Anual da SBPC e oficialmente inserido em sua programação desde a 55ª edição.

Nesta edição do encontro serão discutidos os tópicos referentes ao Estatuto da Comissão Executiva do PET (Cenapet) e a nova portaria que regulamenta o programa. São aguardados cerca de 1000 bolsistas, entre acadêmicos e tutores dos grupos espalhados pelo país.

Mais informações www.enapet.ufsc.br

Gustavo Bonfiglioli / bolsista de Jornalismo da Agecom