Reitor da UFSC é o novo vice-presidente da Andifes

17/05/2006 17:53

Os membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reunidos em Brasília para a 58ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno, elegeram a nova direção para a entidade. O presidente eleito é o reitor Paulo Speller, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e o 1º vice-presidente, o reitor Lúcio José Botelho, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os demais membros da Diretoria Executiva da Andifes são Reitor Alan Kardeck Martins Barbiero, da Universidade Federal do Tocantins, como suplente do 1º vice-presidente; Reitor Arquimedes Diógenes Ciloni, como 2º vice-presidente; e Reitor Josivan Barbosa Menezes, sendo suplente do professor Ciloni.

Esse é o 16º reitor a ocupar o cargo de presidente da Andifes, entidade que completa, neste mês, 17 anos, congregando 55 Instituições Federais de Ensino Superior. A transmissão de cargo do reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho (UFSCar), que termina o mandato de um ano na presidência da Andifes, para o reitor Speller será realizada logo mais, às 17h, no auditório da Andifes. Em seguida, haverá um coquetel de confraternização oferecido pela Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho – Unitrabalho, que também empossou nova diretoria hoje, sob a presidência do reitor Arquimedes Diógenes Ciloni, da Universidade Federal de Uberlândia. Arquimedes assume o cargo no lugar do reitor Amaro Lins, da Universidade Federal de Pernambuco, que cumpriu dois mandatos seguidos na presidência da Unitrabalho.

Presidente da Andifes – Reitor Paulo Speller

Paulo Speller é Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, onde cumpre seu segundo mandato, até 2008, depois de finalizar a gestão 2000/2004. Professor no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso, desde 1980.

Iniciou seus estudos na Universidade de Brasília em 1966, onde participou como presidente da Federação dos Estudantes Universitários de Brasília (FEUB) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Psicologia. Em 1968, depois de detido, por mais de um ano, durante o XXX Congresso da UNE em Ibiúna juntamente com outros 700 estudantes, e, diante de ameaças de nova prisão, exilou-se no México a partir de 1970.

Nesse país, concluiu o curso de Psicologia, em 1971, na Faculdade de Ciências da Universidade de Vera Cruz. É mestre pela Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional Autônoma do México e doutor em ciências políticas pela Universidade de Essex, na Inglaterra.

Entre 1978 e 1980, trabalhou como voluntário em Moçambique, onde coordenou, no Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Formação de Agentes de Saúde para as Aldeias Comunais, sob o patrocínio do UNICEF. Regressou ao Brasil em 1980, ingressando na carreira docente da UFMT.

Como Dirigente de IFES, Speller foi vice-presidente da Região Centro-Oeste no Diretório Nacional da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), mandato 2001/2002; vice-presidente Nacional, mandato, 2002/2003, tendo assumido a presidência no período de 04 de fevereiro a 29 de abril de 2003. Assumiu a vice-presidência da Andifes, novamente, para a gestão 2005/2006.

Vice- Presidente da Andifes – Reitor Lucio José Botelho

LÚCIO JOSÉ BOTELHO, é natural de Florianópolis. É Médico, formado pela UFSC (1977), Especialista em Saúde Pública pela ESP/RS (1978) e Mestre em Saúde Pública pela UFSC (2003). Professor da UFSC desde 1979 atuou na Graduação e Pós-Graduação, sendo um dos responsáveis pelo início do projeto de extensão dos ambulatórios periféricos da UFSC. Participou da pastoral da saúde; foi Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Membro do Conselho das Associações do Grupo de Montevideo; foi Chefe de Serviço de Saúde Pública do Hospital Universitário; Consultor da Organização Pan-americana de Saúde e coordenador da Comissão Contra o Uso Abusivo de Drogas. Foi Vice-Reitor em dois mandatos 1996/2000 e 2000/ 2004. É reitor da UFSC desde maio de 2004.

Sobre a Andifes

Representante oficial das Instituições Federais de Ensino Superior, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi criada em 23 de maio de 1989 e funciona como entidade interlocutora junto ao Governo Federal, Congresso Nacional, associações representativas do ensino superior, professores, técnico-administrativos, estudantes e sociedade em geral. A Andifes trabalha para fortalecer as IFES como instrumentos estratégicos no projeto de desenvolvimento do país, por seu importante papel na formação de profissionais qualificados, produção de conhecimento e superação das desigualdades regionais, elevando a soberania da nação.

Integram a Andifes os Dirigentes das 55 Instituições Federais de Ensino Superior – uma faculdade, quatro Centros de Educação Tecnológica (CEFET) e 50 universidades – localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal.

Andifes e Agecom