Professor da UFSC relança livro sobre Inteligência Artificial
No ano em que é comemorado o cinqüentenário de criação do termo “inteligência artificial”, o professor Guilherme Bittencourt, do Departamento de Automação e Sistemas (DAS), lança a terceira edição do livro Inteligência artificial – ferramentas e teorias. Organizada em sete capítulos, a obra aborda tanto os fundamentos quanto a parte histórica e as discussões filosóficas sobre o tema.
Nos dois primeiros capítulos, o autor trata da história e da filosofia que envolvem a inteligência artificial (IA). Fala, por exemplo, da primeira citação do termo, feita por quatro pesquisadores americanos durante uma conferência de verão na Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, em 1956. Aborda também as teorias e discussões existentes entre os especialistas, como a própria definição de “inteligência”. “A inteligência artificial foi combatida por muito tempo porque se fazia a seguinte pergunta: como vamos fazer algo que, na verdade, não sabemos o que é?”, explica o professor Bittencourt.
Os três capítulos seguintes tratam de fundamentos matemáticos, computabilidade, linguagem de programação Lisp e ferramentas para desenvolvimento de sistemas especialistas. As duas últimas partes contêm artigos sobre diferentes abordagens da inteligência artificial e algumas perspectivas futuras sobre a sua aplicação. “Eu vejo a internet como um grande campo de aplicação da inteligência artificial. Acho que a internet ficará mais `inteligente`, principalmente na parte de ferramentas de busca”, afirma o professor. Ele ressalta ainda que há também grande espaço para o uso de IA na domática, que é a construção de casas e prédios inteligentes, e nos aparelhos que possuem a chamada `computação embarcada`, como carros e telefones celulares.
Graduado em Física e Engenharia Elétrica, o professor Bittencourt estuda inteligência artificial desde 1982, quando ingressou no curso de mestrado em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Cursou doutorado na Universidade de Karlsruhe, da Alemanha, e atualmente coordena o Grupo de Inteligência Artificial da UFSC (GIA).
A terceira edição de Inteligência artificial – ferramentas e teorias tem 362 páginas e foi lançada no final de abril. A obra pode ser encontrada na Editora da UFSC (www.editora.ufsc.br), por R$ 35,00.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/ Por Felipe Silva
Converse com o professor Guilherme Bittencourt 3331-7665 ou gb@das.ufsc.br
Saiba mais sobre do Grupo de Inteligência Artificial: www.das.ufsc.br/gia
Conheça o Departamento de Automação e Sistemas em www.das.ufsc.br