Papo Sobre Ciência alerta para riscos de contaminação do Aqüífero Guarani

cartaz de Jordana Damiani/bolsista de Design - Agecom
O professor Luiz Fernando Scheibe vai apresentar uma visão geral sobre o aqüífero e também falar sobre problemas relacionados. Autor do texto “Riscos de contaminação na maior reserva de água potável do mundo”, Scheibe vem alertando para o fato de que o Aqüífero Guarani está sob ameaça em função da poluição do aqüífero Serra Geral. Segundo ele, pesquisas realizadas pela UFSC revelam que as grandes fraturas encontradas no aqüífero Serra Geral, situado mais à superfície, representam uma ameaça aos recursos hídricos subterrâneos da região meio oeste de Santa Catarina, onde as práticas da suinocultura concentrada e a agricultura extensiva, especialmente de soja e milho, são as principais fontes poluidoras.
O geógrafo e mestrando em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFSC, Álvaro Praun Junior, vai falar sobre sua dissertação, direcionada ao Aqüífero Guarani. Um dos objetivos de seus estudos é identificar áreas com potencial de proteção em função da fragilidade do ambiente, pois estas são fundamentais para proporcionar um fluxo de recarga constante e de boa qualidade de água para o aqüifero.
O trabalho está direcionado para uma proposta de Corredor Ecológico. O método a ser utilizado na pesquisa para identificar os locais com potencial de proteção – e por conseqüência a delimitação do Corredor Ecológico – será o multicritério. Segundo ele, a partir de técnicas de sistemas de informação geográfica (SIG), informações sobre vegetação, áreas de preservação permanente, características de solos, geologia, hidrografia, uso do solo e unidades de conservação, entre outras, serão submetidas ao cruzamento de dados. A partir deste processo serão identificados os locais onde estes atributos ambientais se sobrepõem resultando em áreas com necessidade de alto grau de proteção.
O projeto Papo Sobre Ciência
Objetivo este ano é estimular a cobertura da Reunião da SBPC
O projeto Papo Sobre Ciência tem como meta aproximar jornalistas e pesquisadores da UFSC, estimulando a prática do jornalismo científico e a divulgação do conhecimento científico e tecnológico. Este ano tem uma meta especial, que é promover encontros que incentivem a cobertura e a participação em um dos principais eventos científicos do país, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A 58ª reunião da SBPC será realizada entre os dias 16 e 21 de julho no campus da UFSC, com o tema central “Semeando a Interdisciplinaridade”.
O Papo Sobre Ciência é organizado pela Agência de Comunicação da UFSC, responsável pela promoção dos encontros entre pesquisadores da universidade e jornalistas. Este ano foram programados momentos para discussão de temas como divulgação da ciência, aquecimento global, materiais inteligentes, Aqüífero Guarani, Projeto Plantas do Futuro e direitos dos povos indígenas e afro-descendentes. Os eventos são também abertos ao público em geral.
Mais informações sobre o projeto Papo Sobre Ciência com as jornalistas Alita Diana ou Arley Reis, fone 48 3331- 9601. Também no site www.papociencia.ufsc.br
Acompanhe o cronograma
– 25/5 Aqüifero Guarani
Convidados: Luiz Fernando Scheibe, Departamento de Geociências / Centro de Ciências Humanas (CFH) e Álvaro Praun Junior / Geógrafo / Mestrando em Engenharia Sanitária e Ambiental na UFSC
Local/hora: Auditório do Centro de Convivência / 10h
– 1º/6 Projeto Plantas do Futuro
Convidado: Ademir Reis (Departamento de Biologia / UFSC)
Local/hora: Auditório do Centro de Convivência / 10h
– 22/6 Avanços da Medicina / Células Tronco
Convidado: Andréia Trentin (Laboratório de Imunopatologia Celular e Molecular / Departamento de Biologia / UFSC)
Local/hora: Auditório do Centro de Convivência / 10h