Livro da Editora da UFSC mostra como Florianópolis está sendo descaracterizada ambiental e esteticamente

05/05/2006 18:03

Contendo um conjunto de artigos denunciando a desfiguração ambiental e estética da Ilha de Santa Catarina, o livro Florianópolis – Do outro lado do espelho, organizado pela pesquisadora e professora Margareth de Castro Afeche Pimenta, será lançado pela Editora da UFSC (EdUFSC) domingo, dia 9, às 18 horas, na Feira de Rua do Livro que acontece até o dia 13 de maio no Largo da Alfândega, no centro da Capital.

Sobre o livro:

Um caleidoscópio de trabalhos sobre o processo de produção e de apropriação dos espaços urbanos, onde a lógica do mercado atropela a história e desmancha os traços de paisagem natural. Esta a síntese de Florianópolis do Outro Lado Espelho, livro organizado pela arquiteta Margareth de Castro Afeche Pimenta, publicado pela EdUFSC.

A obra denuncia como sucessivas administrações municipais trabalham no sentido de atrair empreendimentos turísticos de alto padrão e, para isso, fotografam a Ilha de forma seletiva, recortando fragmentos da paisagem natural que, paradoxalmente, ainda não foram descaracterizados por este mesmo processo de apropriação.

Capitais privados decidem as novas feições mercadológicas dessa transformação. E deslocam populações tradicionais, ocupam áreas de preservação, removem rios e dunas, poupando somente alguns vestígios naturais menos perturbadores indispensáveis aos folhetos de propaganda. Processos similares são propostos, com a aquiescência da Prefeitura Municipal, em toda a orla que possa ser tratada sobre a mesmo ótica, curvando-se aos objetivos de grandes projetos turístico-imobiliários.

“Quer seja a Ponta do Coral, Jurerê Internacional ou o Campeche, todos os espaços são percebidos em sua aptidão para lucrativos empreendimentos privados em diferentes escalas de interesse, dependentes de suas qualidades paisagísticas. Em resumo, a cidade deixa de ser espaço do cidadão. Os pobres ficam restritos às áreas longínquas ou impróprias, ocultas pelas construções habitacionais feitas pelo público”, diz Afeche, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do curso de pós-graduação em Geografia na área de Desenvolvimento Urbano e Regional da UFSC. “Trata-se de um trabalho que pode interessar a diversos campos do conhecimento como sociologia, economia, geografia, arquitetura e urbanismo e administração”, completa.

Professora Margareth Afeche Pimenta ( organizadora):

Margareth Afeche é, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ e doutora em Geografia pela Universidade de Paris IV – Sorbonne. É co-autora do Plano Diretor do Campus da UFSC – Diagnóstico e Diretrizes e Proposições. Entre os artigos publicados, destaque para Globalização e o Território sem fim e Uma outra Pobreza Urbana, ambos em 2003.

“É sobre a Florianópolis de hoje que nos falam os textos aqui reunidos. Cidade que, moldada pela incompreensão e insensibilidade de uns e pela insensatez e inconfessos interesses de outros, tornou-se vítima de suas próprias virtudes”, diz o arquiteto e professor da UFSC Paulo Bicca.

“Os poderosos da cidade podem arrogar-se a tarefa de executar o direito, incomodados pelo avesso das críticas. Mas os estudiosos da cidade sabem que sua contribuição visa legitimar o direito, esperando que as maquinações das políticas urbanas errôneas e injustas acabem confinadas ao borrão do avesso”, arremata Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, da USP, ao prefaciar a obra.

São co-autores de Florianópolis…, além da própria Afeche, que escreveu Florianópolis como espaço do público, e Figueiredo, autor de Florianópolis: o direito e o avesso, Paulo Marcos Borges Rizzo (A natimorta Tecnópolis do Campeche de Florianópolis – delírio de tecnocratas, pesadelo dos moradores); Luís Roberto Marques da Silveira (A defesa de um espaço público por natureza: a Ponta do Coral como bem coletivo); Francisco Antônio Carneiro Ferreira (Natureza e projeto urbano na Ilha de Santa Catarina); Luís Fugazzola Pimenta e Margareth Pimenta (Habitação e qualidade vida urbana no Maciço Central de Florianópolis – SC) e Nelson Popini Vaz (Espaços públicos urbanos).

Florianópolis – Do outro lado do espelho

Margareth de Castro Afeche Pimenta (org)

EdUFSC – Série Geral

163 p. R$ 29,00

Fones para contato:

48 – 3331-9743

48 – 3233-4879

E-mail: afeche@uol.com.br

Fonte: Editora da UFSC