Fotógrafo e historiador catarinense realiza exposição e palestras em Portugal

17/05/2006 16:15

Foto: Cortejo, Armação do Pântano do Sul, Fpolis-SC

Foto: Cortejo, Armação do Pântano do Sul, Fpolis-SC

O fotógrafo e historiador catarinense Joi Cletison Alves estará nos Açores, em Portugal, para realizar três palestras e uma exposição sobre o Culto ao Espírito Santo no Brasil Meridional. As palestras acontecem nos dias 18, 20 e 26 de maio nas ilhas do Pico, de São Jorge e Terceira, no arquipélago dos Açores (Veja programação detalhada mais abaixo). A exposição de fotos acontecerá no Palácio dos Capitães Generais na cidade de Angra do Heroísmo, Açores/Portugal, e mostrará imagens que foram capturadas em diversas festas do Divino que acontecem no litoral do Estado de Santa Catarina, Região Sul do Brasil.

Joi Cletison Alves, natural do Estado de Santa Catarina/Brasil, é historiador e especialista em história de Santa Catarina. Atualmente exerce a função de Coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, sediada em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina (Veja mais em www.nea.ufsc.br). Atuou na direção do Departamento Artístico Cultural da UFSC onde implantou a Galeria de Arte dessa Universidade. Atua como fotógrafo há mais de 30 anos, com dezenas de exposições realizadas no Brasil e em outros países.

Foto: Cortejo, Santo Antônio de Lisboa, Fpolis-SC

Foto: Cortejo, Santo Antônio de Lisboa, Fpolis-SC

A escolha da data para esta ida a Portal foi acertada para coincidir com o Ciclo das Festas do Divino nos Açores, que é realizado na mesma época em Santa Catarina, pois acontece por ocasião de Pentecostes. Segundo o pesquisador, a proposta é fazer um intercâmbio e mostrar nos Açores como essas comemorações acontecem aqui no Brasil, especialmente em Santa Catarina. “E pretendo aprofundar os meus estudos nesta área do Culto ao Espírito Santo, participando de dezenas de festas nos Açores, pois isto, com certeza, vai enriquecer o meu trabalho aqui no litoral de Santa Catarina”, e lembra que “já tive oportunidade de assistir pessoalmente a várias festas do Espírito Santo nos Açores mas nunca pude participar de sua organização e conhecer os bastidores. Com mais este conhecimento, acredito que o meu trabalho nesta área, aqui no Brasil, vai ficar mais completo”, comenta Joi Cletison.

Para esse trabalho em Portugal, o fotógrafo e historiador recebeu vários convites de irmandades, Câmaras Municipais, Governo dos Açores, dentre outros. Os custos foram divididos entre o pesquisador (fotógrafo e palestrante), laboratório fotográfico, Governo dos Açores e outras entidades que convidaram o pesquisador, e que fornecem a sua hospedagem.

Sobre a Palestra:

A Palestra “Culto ao Espírito Santo no Brasil – um legado lusitano”, a ser ministrada por Joi Cletison, terá como foco o Culto ao Espírito Santo no Brasil, mas também haverá uma abordagem da chegada dos casais açorianos no Brasil Meridional no século XVIII. Além disso, será feito um paralelo comparando o Culto ao Espírito Santo nos Açores com as Festas do Divino Espírito Santo no litoral do Estado de Santa Catarina. A palestra será ilustrada com imagens recolhidas nas diversas festas que ocorrem em Santa Catarina.

LOCAIS DAS PALESTRAS:

ILHA DO PICO

Data: 18 de maio de 2006 às 21:00 horas – Local: Auditório da Câmara Municipal das Lajes do Pico – Organização: Câmara Municipal das Lajes do Pico

ILHA DE SÃO JORGE

Data: 20 de maio de 2006 às 21:00 horas – Local: Auditório das Velas

Moderação: Maria Leonor Bettencourt – Organização: Escola Básica Integrada do Topo

ILHA TERCEIRA

Data: 26 de maio de 2006 às 21:00 horas

Local: Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

Moderação: Victor Alves – Organização: Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

Sobre a Exposição Fotográfica:

A exposição de fotos de Joi Cletison tem como título “O Culto do Espírito Santo no Brasil Meridional”. No dizer do fotógrafo: “Sem dúvida uma das maiores expressões da Cultura Açoriana no Estado de Santa Catarina é o Culto ao Espírito Santo. Esta herança é demonstrada através das nossas Festas do Divino onde o sagrado e o profano convivem lado a lado”, e foi esta temática que Joi Cletison escolheu para mostrar nesta exposição.

A exposição acontecerá no Palácio dos Capitães Generais na cidade de Angra do Heroísmo nos Açores/Portugal. Depois deste local, a mostra será apresentada em outras ilhas do Arquipélago dos Açores, para depois ser mostrada no Canadá e nos Estados Unidos, países onde existem expressivas comunidades açorianas. A exposição é composta por 22 fotos coloridas no tamanho (50X70) cm, ampliadas em papel fotográfico fosco. As imagens foram capturadas em diversas festas do Divino que acontecem no litoral do Estado de Santa Catarina, Região Sul do Brasil. Na exposição, o fotógrafo mostra a devoção que a comunidade do litoral do Estado tem no Espírito Santo, e com suas imagens apresenta os cortejos, a coroação, os peditórios, as novenas, etc.

Texto de apresentação da Exposição:

CULTO AO ESPÍRITO SANTO NO BRASIL MERIDIONAL

“Dizia Agostinho da Silva que o povo açoriano é portador de uma mensagem de paz e de fraternidade que levou, e continua levando, para o mundo inteiro, numa missão de anúncio da nova era para a humanidade. Essa missão e esse anúncio constituem uma parte fundamental das Festas do Divino Espírito Santo, e no desempenho dessa viagem de mistério as Festas chegaram à Ilha de Santa Catarina e em mais de dois séculos se estenderam por todo o litoral do Sul do Brasil.

Quando se olha o semblante compenetrado dos participantes das cerimônias, no Pântano do Sul ou em Garopaba, no Centro de Florianópolis ou em Porto Belo ou ainda em qualquer outra freguesia e paróquia que celebra o Espírito Santo, percebemos que os descendentes de açorianos reconhecem a responsabilidade da sua missão divina, mas nesses mesmos rostos vemos a humildade de quem se sabe portador e não se exalta diante dos outros. O anúncio é de fraternidade, o que presupõe se sentir igual, nem maior nem inferior aos outros.

A alma da Festa é o que vai na alma dos fiéis, e se reflete nas atitudes e no rosto, e é esse reflexo da alma que Joi Cletison Alves fixou nas suas fotografias. Elas estão aqui não para serem belas na cor e na forma – que o são, mas não só isso: elas estão aqui para nos lembrar de um encargo divino, de uma missão que recebemos, e àqueles que não fazem parte dela, despertar o respeito pelos fiéis do Divino. Pois neles está a consciência de um mundo novo que é preciso construir”.

(Prof. Doutor João Lupi – Cônsul de Portugal em Florianópolis – SC – Brasil)

Esta atividade em Portugal é uma co-promoção da Universidade Federal de Santa Catarina / Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Brasil) e do Gabinete do Presidente do Governo Regional dos Açores / Direção Regional das Comunidades – Açores (Portugal), numa realização do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, com Apoio Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Angra do Heroísmo (Portugal) e da Color System – Laboratório Fotográfico (Brasil). Também colaboram: Câmara Municipal das Lajes do Pico e Escola Básica Integrada do Topo.

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, em Apoio de Divulgação.

MAIS FOTOS PARA DIVULGAÇÂO DA EXPOÇSIÇÃO: www.nea.ufsc/fotos_joi.zip