Doutoranda da UFSC apresenta artigos em conferência sobre publicações eletrônicas

10/05/2006 12:07

De 25 a 28 de abril, Brasília foi palco da primeira edição da Conferência Ibero-americana de Publicações Eletrônicas no contexto da Comunicação Científica, cujo objetivo principal foi reunir a comunidade de profissionais da informação, pesquisadores da área de informação, docentes, estudantes e gerentes de instituições acadêmicas e governamentais para compartilhar conhecimentos sobre publicações eletrônicas.

Nessa primeira edição, o foco foi promover a capacitação de profissionais em assuntos como: periódicos eletrônicos, conferências eletrônicas, repositórias institucionais e bibliotecas digitais. A esperança dos organizadores e participantes é que a conferência venha a se constituir no marco de lançamento do primeiro Curso de Especialização em Publicações Eletrônicas, a ser oferecido pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, da Universidade Federal Fluminense/IBICT e da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília.

Durante o evento Claudia Regina Bomfá,doutranda em Engenharia de Produção e única representante da UFSC, apresentou dois artigos, sendo que um deles: “Acesso Livre aos Periódicos Científicos Eletrônicos: possibilidades e limitações”, teve como co-autores, Ursul Blattmann João Ernesto E. Castro. O artigo apresenta aspectos relacionados ao acesso livre e gratuito na disseminação, recuperação e visibilidade da informação científica. Mostra a importância do papel do editor de revistas científicas eletrônicas, suas atribuições e tendências da profissão. Revela a experiência de conduzir a primeira revista eletrônica da área de Engenharia de Produção – Produção Online (www.producaoonline.inf.br).

O artigo focaliza a estratégia de gestão necessária para a condução editorial na busca de melhorias consideráveis no processo de publicação dos artigos, apresentando os resultados obtidos a partir da submissão do periódico à Biblioteca Eletrônica SciELO. As melhorias apontam para um aumento considerável no número de acessos (5.922 mês) e downloads (38.124 mês). Neste cenário, os autores concluíram que as mudanças nas publicações periódicas científicas online alteram aspectos de forma, potencializam a divulgação de conteúdos e modificam a gestão editorial. Na opinião dos autores é necessário adotar critérios de avaliação que atendam os parâmetros científicos, no intuito de manter a credibilidade, o acesso e a disposição para se adequar as necessidades dos usuários. Além disso, deve potencializar a recuperação da informação em repositórios internacionais e incrementar os aspectos na gestão interna da publicação periódica (relação autor-leitor-editor), assim como a profissionalização da editoração de publicações periódicas on-line.

O segundo artigo tratou de “Análise de Periódicos Científicos com Base na Inteligência Competitiva”. O trabalho teve como co-autores os doutorandos Fladimir F. dos Santos, Marco A. B. de Sousa, João E. E. Castro e Maria do Carmo D. Freitas. Segundo os autores, a finalidade do artigo foi de analisar os principais periódicos científicos impressos da área de Engenharia de Produção (EP), utilizando-se como base a inteligência competitiva (IC). A metodologia contempla um estudo exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados da análise indicam que os periódicos científicos pesquisados precisam passar por alterações, para que possam pleitear a indexação em bases nacionais e internacionais, evidenciando a necessidade de priorizar a administração do periódico, a orientação aos autores e o comprometimento do quadro de referees.

Mediante a aplicação dos critérios para análise dos periódicos científicos impressos da área de EP, tendo-se como suporte os processos de IC, pode-se realizar um levantamento que revela aspectos importantes, em relação à apresentação dos periódicos. O estudo possibilitou a realização de testes capazes de comprovar que os periódicos científicos da área de EP precisam passar por alterações consideráveis, em relação à forma, para que possam pleitear a indexação em bases nacionais e internacionais. Muitas informações, segundo os autores são omitidas, ou deixam de apresentar uniformidade, prejudicando a qualidade dos periódicos. De acordo com os resultados da análise, pode-se definir três fatores fundamentais para a qualidade do processo de produção científica: priorizar a administração do periódico com acompanhamento de todo o processo de recebimento; orientar aos autores a respeito da apresentação dos artigos e da elaboração das referências bibliográficas; compor um quadro de referees comprometido em acompanhar todo o processo de avaliação da produção científica.

Contato com Cláudia Bomfá claudia@deps.ufsc.br

Por José Antonio de Souza/jornalista da Agecom