Chefe de cozinha internacional ministra curso para alunos da Nutrição

25/05/2006 16:54

O chefe internacional de cozinha, Narbal Correa está ministrando aulas práticas aos alunos da disciplina Técnica Dietética I, no curso de Nutrição da UFSC. Segundo a professora Patrícia Faria de Pietro, essa é a primeira vez que um profissional dessa categoria ministra aula para estudantes do curso.

Com experiência na culinária francesa, italiana e da ilha, Correa está mostrando aos estudantes o que na prática acontece no mundo da gastronomia. “Estou na UFSC, voluntariamente, passando conhecimentos empíricos daquilo que aprendi desde os meus 10 anos de idade, quando comecei na profissão, vendo minha avó cozinhando”. As atividades vão ser desenvolvidas em quatro etapas.

No primeiro encontro, os alunos estão aprendendo como fazer os caldos básicos para produção de alimentos. “São quatro tipos de caldo básicos hidratados de carne, de frango, de peixe e de vegetais, que usamos no cozimento de alimentos e preparação de saladas” (os caldos tipo Maggi são desidratados), disse. Nas outras aulas, os alunos vão produzir alimentos, aplicando o que foi ensinado.

Na opinião do chefe, o molho é a alma da comida. E para que a comida seja agradável ao público, ela precisa atingir os cincos sentidos da pessoa que vai consumir o produto. “Há restaurantes que trabalham a gastronomia com responsabilidade, acabam tendo que cobrar mais caro pelo serviço. Existe molho que precisa de até 20 horas de cozimento para ser depurado e ser concluído. E isso tem um custo alto”, observou.

Nas próximas aulas, os alunos vão conhecer os segredos da realização de uma boa massa caseira. Narbal Correa é consultor de gastronomia, foi proprietário de quatro restaurantes na capital e é responsável pela gastronomia do Box 32 e Casa Nova, em Florianópolis.

Por José Antonio de Souza/jornalista da Agecom