UFSC tem dois experimentos na Missão Centenário

06/04/2006 12:37

Experimentos a bordo da Estação Espacial Internacional

Experimentos a bordo da Estação Espacial Internacional

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é responsável por dois dos oito experimentos que estão sendo realizados na Estação Espacial Internacional (ISS) pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Desenvolvidos em laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC), os projetos selecionados para participar da Missão Centenário resultaram em equipamentos que utilizam tecnologias distintas, mas com a mesma finalidade: auxiliar no controle térmico de satélites.

Em entrevista coletiva concedida na última terça-feira, dia 3, Pontes afirmou que os experimentos têm se desenvolvido sem nenhum problema e que metade das etapas da Missão já foram cumpridas.

UFSC na ISS – As pesquisas que representam Santa Catarina na Missão Centenário são realizadas Laboratório de Energia Solar / Núcleo de Controle Térmico de Satélites (Labsolar/NCTS) e Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (Labcet). Clicando nos links abaixo, você encontrará mais informações sobre cada um deles.

Labcet: Evaporadores Capilares

Labsolar: Minitubos de Calor

Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Débora Horn

LEIA matéria correlata em http://www.ctc.ufsc.br/emc_missao.htm

SAIBA MAIS sobre os outros experimentos brasileiros em <a href=http://www.aeb.gov.br/minisite/missao_centenario/Missao.php

>http://www.aeb.gov.br/minisite/missao_centenario/Missao.php