Trabalhos do Núcleo da Terceira Idade da UFSC são mostrados no Globo Repórter dessa sexta
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da UFSC estará presente hoje no programa Globo Repórter, da Rede Globo. O assunto abordado nesta edição será a longevidade e as alternativas para adiar o envelhecimento sem perder a vitalidade. Serão mostrados os lugares do país em que a população vive mais e envelhece melhor. Como garantia de vida longa, são apresentadas ações como estudar e ouvir música.
Essas e outras atividades são proporcionadas pelo núcleo da UFSC. O Neti promove cursos como o que capacita os alunos para tornarem-se contadores de histórias e o curso de inglês, em que a terceira idade aprende noções básicas do idioma. Existem também os grupos de crescimento pessoal I, II e III. A primeira etapa reúne idosos para crescerem juntos, trabalhando seus problemas pessoais e buscando soluções. O grupo II amplia o desenvolvimento da primeira etapa e o terceiro faz a pessoa refletir sobre como contribuir para a melhoria do mundo.
Há ainda outras atividades, como o Grupo de Estudos e Interações Humanas e o Grupo de Convivência 5 de Maio, em que o idoso aperfeiçoa a comunicação e as relações interpessoais e desenvolve autonomia, conscientizando-se do seu valor na vida na família e na comunidade. Profissionais relacionados a estudos no campo da população idosa brasileira podem participar do Curso de Especialização em Gerontologia, também oferecido pelo Neti.
Para mais informações: www.neti.ufsc.br
Por Ingrid Cristina dos Santos / bolsista em Jornalismo da Agecom