Professor da UFSC é autor de livros que buscam estimular o ensino do latim
“Latim para o Português: gramática, língua e literatura” e “Língua e literatura latina e sua derivação portuguesa” são as obras mais recentes publicadas pelo professor de Letras Latinas e Vernáculas da UFSC, Oswaldo Antônio Furlan. Os livros reúnem a gramática, a literatura e os estudos lingüístico-literários do latim, uma das línguas mais influentes da história, que deu origem a diversas outras, como a francesa, a espanhola e a portuguesa.
Um dos motivos que levou Furlan a escrever os livros foi a necessidade de seguir as novas diretrizes propostas pelo Ministério da Educação. As recomendações do Ministério são de que o ensino do latim seja reintroduzido no ensino médio, promovendo assim a valorização e a preservação da “língua-mãe”. Os livros publicados pelo professor privilegiam o apoio didático às análises e interpretações de textos latinos, dos mais simples até os poemas clássicos. A importância do latim para se conhecer e ensinar as culturas, gramáticas e também as línguas e as literaturas neolatinas foi outro estímulo para que o autor escrevesse essas obras.
Segundo Furlan, as publicações são destinadas, principalmente, aos cursos de letras latinas, mas isso não exclui todas as pessoas que se interessem em estudar e se aprofundar nessa área. Afinal, como lembra o professor, o latim constitui ainda hoje um importante veículo universal para mais de 200 milhões de falantes de português no mundo.
Sobre o autor
Oswaldo Antônio Furlan é mestre em Literatura Brasileira e doutor em Letras pela Universidade Clássica de Lisboa. Já escreveu 15 livros, entre eles o “Dicionário de novos termos de ciências e tecnologias”, com o qual obteve um dos troféus nacionais Jabuti, em 1997. Traduziu, do latim para o português, importantes obras da literatura, como “Arte Poética”, de Horácio.
Mais informações com o professor Oswaldo Antônio Furlan, ofurlan@hotmail.com
Por Julia Fecchio, bolsista de Jornalismo na Agecom
Saiba Mais:
Diretrizes do MEC para ensino/aprendizagem do Latim:No Brasil, o ensino das Letras Latinas tem sido prejudicado por deficiências de livros didáticos, despreparo e míngua de professores e inadequação de objetivos e métodos. A Lei 4.024/1961, minimizando o espaço curricular do Latim, se contrapôs à tendência dos países desenvolvidos e obrigou a alcançar, em poucas aulas, um grau de proficiência inalcançável. Diretrizes do MEC preconizaram a reintrodução do Latim no 2º grau, para compreensão mais lúcida da própria língua portuguesa, sua literatura e gramática.
Público-alvo:“Língua e literatura latina e sua derivação portuguesa” destina-se aos cursos de Letras Latinas e Neolatinas, em especial o das Letras Vernáculas, bem como (graças à tradução paralela dos textos) a todos os interessados em estudar as Letras Latinas (incluídos textos lingüístico-literários) e/ou em recapitular e aprofundar estudos já feitos nessa área. “Latim para o Português: gramática, língua e literatura” destina-se aos cursos de graduação em Letras Latinas e Vernáculas, bem como aos cursos de Direito, Filosofia e Teologia.