Materiais do futuro são temas de novo encontro do projeto Papo Sobre Ciência

20/04/2006 17:31

O projeto Papo sobre Ciência abre em seu segundo encontro desse ano espaço para os chamados “Materiais Inteligentes”. O encontro do Papo Sobre Ciência sobre esse assunto acontece na quarta-feira, 26/4, às 10h, no auditório do Centro de Convivência da UFSC. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC, Alexandre Lago, e o professor do Departamento de Física da UFSC, André Pasa, são os convidados.

Os materiais inteligentes são caracterizados pela capacidade de modificar suas características de acordo com estímulos externos, por exemplo a temperatura, pressão, pH, etc. Essas propriedades podem ser intrínsecas do composto, como os óculos que escurecem ao serem expostos à luz solar, ou serem estimuladas externamente por conjuntos de sensores/atuadores implantados em sua estrutura.

O desenvolvimento dos materiais inteligentes ainda está na sua infância, principalmente no Brasil, mas já existem produtos sendo comercializados.

Aplicações

A medicina e a construção civil são apenas algumas das áreas em que os materiais inteligentes podem ser implantados. Na UFSC, por exemplo, está sendo estudado um novo tipo material que pode ser impregnado com medicamentos e que vai liberar os fármacos apenas quando atingir o local específico para sua ação, permitindo uma perda mínima do princípio ativo. No campo da construção civil uma possível aplicabilidade dos materiais inteligentes seria na edificação de pontes capazes de detectar e atuar contra vibrações que possam afetar sua estrutura. Até um carro produzido com essa tecnologia poderia possuir “zonas de compressão inteligentes” que retornariam à sua forma original após um acidente.

O desenvolvimento destes materiais é possível a partir de técnicas empregadas na nanotecnologia, ciência fundamentada na técnica de organização dos átomos em escala nanométrica. Desta forma, materiais que originalmente não existem na natureza podem ser produzidos em laboratório. No Brasil, os custos elevados do desenvolvimento desse tipo de pesquisa dificultam a atuação dos pesquisadores, mas mesmo assim alguns laboratórios já começam a produzir estudos neste campo.

O Papo Sobre Ciência

O projeto tem como meta aproximar jornalistas e pesquisadores da UFSC, estimulando a prática do jornalismo científico e a divulgação do conhecimento científico e tecnológico. Este ano tem uma meta especial, que é promover encontros que incentivem a cobertura e a participação em um dos principais eventos científicos do país, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A 58ª reunião da SBPC será realizada entre os dias 16 e 21 de julho no campus da UFSC, com o tema central “Semeando a Interdisciplinaridade”.

O Papo Sobre Ciência é organizado pela Agência de Comunicação da UFSC, responsável pela promoção dos encontros entre pesquisadores da universidade e jornalistas. Este ano estão programados momentos para discussão de temas como divulgação da ciência, aquecimento global, materiais inteligentes, Aqüífero Guarani, Projeto Plantas do Futuro e direitos dos povos indígenas e afro-descendentes. Os eventos são também abertos ao público em geral.

Mais informações sobre o projeto Papo Sobre Ciência com as jornalistas Alita Diana ou Arley Reis, fone 48 3331- 9601, ou no site www.papociencia.ufsc.br