Encontros internacionais de Direito serão realizados na UFSC a partir de segunda-feira

28/04/2006 17:23

Cinco eventos que vão reunir os maiores especialistas mundiais de Direito nas áreas de comércio internacional, propriedade intelectual e desenvolvimento serão realizados nos dias 1, 2 e 3 de maio no Centro de Eventos da UFSC. Serão 253 palestrantes e coordenadores de mesa; 126 instituições de 20 países. Além do XII Encontro Internacional de Direito da América do Sul (XII Eidas), ocorrerão simultaneamente o II Congresso da European Community Studies Association (II Cecsa), o II Congresso Internacional de Propriedade intelectual (II CIPI), o Seminário de Cidadania e Saúde Pública nos espaços transfronteiras e o Encontro de Advocacia Internacional.

Com os temas centrais Comércio Internacional e Desenvolvimento o XII Eidas vai analisar maneiras pelas quais o Direito pode contribuir com o desenvolvimento do país. No primeiro dia do evento haverá uma conferência com Luiz Olavo Baptista, membro do Órgão Permanente de Apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC, Genebra, Suíça), que falará sobre os problemas comerciais existentes entre países, além de outros assuntos. O II Cecsa, congresso da associação européia que tem sede em mais de 20 países, abordará aspectos do bloco da União Européia, como a moeda única, os problemas com a constituição e a abertura do comércio como fonte de ganhos para a prestação de serviços.

“O II CIPI pretende proporcionar trocas de experiências sobre métodos de divulgação e de proteção do conhecimento e da inovação. O evento serve também para marcar o pioneirismo de Santa Catarina no tema e consolidar o Estado como um centro de referência em estudos sobre o assunto”, afirma o professor Luiz Otávio Pimentel, coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual da UFSC.

Exposições e conferências farão parte dos eventos que são oferecidos a estudantes e professores de Direito, Relações Internacionais e Comércio Exterior, além de profissionais da saúde. A expectativa é de que compareçam cerca de 1.700 pessoas, um aumento em relação ao ano de 2003, quando houve aproximadamente 1.500 participantes.

O coordenador geral é o professor Luiz Otávio Pimentel, do Departamento de Direito da UFSC. Participam também da organização o Instituto de Relações Internacionais (IRI), Fundação Boiteux (Funjab) e Associação de Estudos de Integração da Comunidade Européia no Brasil (ECSA/Brasil).

Para mais informações acesse: www.eidas2006.org ou ligue: 3331 9628

Por Ingrid Cristina dos Santos / Bolsista de Jornalismo da Agecom