Cinema e literatura de horror em debate na UFSC
A mostra “Do Medo ao Riso: Uma Introdução ao Gótico” acontece nesta quinta e sexta-feiras (27 e 28 de abril), no auditório do Centro de Comunicação e Expressão, com exibição de filmes, música, artes plásticas, debate e intervenções.
Se você pertence ao time daqueles que, mesmo sem saber o motivo, se sentem atraídos pela literatura e cinema de horror e por temas grotescos e sublimes, então não vai perder a Mostra Gótica realizada pelos alunos da pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, nos dias 27 e 28 de abril, sob a orientação do professor Sérgio Medeiros, do Centro de Comunicação e Expressão.
Durante dois dias estão programadas exibições de filmes do gênero, como o clássico A Queda da Casa de Usher (1928), considerado um dos primeiros filmes góticos, a primeira versão de Frankenstein (1931) e o brasileiro O Estranho Mundo, do Zé do Caixão, entre outros (veja abaixo programação). Tem ainda o curta de animação Vincent (1982), com roteiro e direção de Tim Burton, rock` roll e uma adaptação do monstro mais famoso do cinema, Frankenstein, para os quadrinhos.
Para ampliar o debate acerca da temática, duas releituras performáticas de contos do poeta americano maldito, Edgar Allan Poe. Uma leitura do poema The Waste Land (ou na tradução de Ivan Junqueira, A Terra Desolada) de T. S. Eliot com comentários acerca dos elementos góticos presentes na obra, uma discussão sobre o trabalho do médico alemão e anatomista Gunther von Hagens, a exposição Mundo do Corpo (1995), que mostra o corpo humano com os principais órgãos, tecidos e músculos à mostra e uma edição de fotos do francês Gaël, que trata do lado sexual do gótico, no que diz respeito ao fetiche e ao sadismo.
Quinta 27/4
14h – ABERTURA da Mostra Gótica
14h10min – Exibição do longa A QUEDA DA CASA DE USHER (Fça, 1928)
Um dos primeiros filmes góticos. Cinema preto e branco e mudo. Direção de Jean Epstein. Assistente de direção Luis Buñuel. Um clássico da paranóia e do suspense, de Edgar Allan Poe, que foi muitas vezes levado ao cinema, mas nada comparado a esta obra-prima do impressionismo francês. Duração 66min.
15h30min – THE WASTE LAND (1922). Leitura do poema The Waste Land (na tradução de Ivan Junqueira, A Terra Desolada) de T. S. Eliot, com comentários acerca dos elementos góticos presentes na obra.
16h – Uma leitura performática do conto O GATO PRETO de Edgar Allan Poe.
16h30min – Exibição do longa NEKROMANTIK II (1991) de Jörg Buttgereit. Continuação do clássico de 1987, sendo este primeiro uma visão masculina da necrofilia, já o segundo uma visão feminina: após a morte do herói do 1º filme, sua namorada carinhosamente guarda partes de seu corpo na sua própria casa. Após este filme Butgereit teve que sumir por uns tempos. Seus filmes podem se enquadrar no que os críticos chamam de “shock movies”. Duração: 90 min.
18h – Exibição do longa DRÁCULA (1931) de Tod Browning. Ninguém menos que Bela Lugosi como o Conde. Nos anos 60 o músico Philip Glass compôs uma trilha para o filme, literalmente ressuscitando-o.
Sexta 28/4
14h – HAGENS E SEUS MONSTROS. Apresentação do trabalho do anatomista e alemão Gunther von Hagens e da sua exposição, Mundo do Corpo (1995), que mostra o corpo humano, através de uma técnica de conservação de cadáveres substituindo substâncias orgânicas por materiais plásticos, e a obra de Mary Shelley, Frankenstein.
14h30min – Exibição do longa FRANKENSTEIN (1931). Primeira versão de filme feita por uma grande produtora, a Universal. Algumas de suas imagens como a do laboratório onde o monstro foi gerado ou a cena da perseguição final são parodiadas até hoje. Direção James Whale. Duração: 83 min.
16h – Uma leitura performática do conto O CORAÇÃO DENUNCIADOR de Edgar Allan Poe.
16h30min – Exibição do CURTA DE ANIMAÇÃO: VINCENT (1982) (em inglês)
Animação, roteiro e direção: Tim Burton. Duração: 6 min.
17h00min – Frankenstein em quadrinhos
17h30min – Apresentação do vídeo FETICHE E SADISMO: DESLIMITES DO PRAZER. Uma edição de fotos do francês Gaël, que trata do lado sexual do gótico, no que diz respeito ao fetiche e ao sadismo.
Fonte: Promotores da Mostra