Atividades na UFSC marcam Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

25/04/2006 17:27

O Núcleo Vida e Cuidado, coordenado pela professora Ana Maria Borges de Souza, do Centro de Ciências da Educação (CED), realizará no próximo dia 18/5, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Infanto-Juvenil, atividades alusivas a esta data, como uma oficina sobre sexualidade, violências e relações raciais, e a distribuição de informativos sobre os abusos sexuais. A programação inicia às 13h e termina às 18h, na Praça da Cidadania, em frente ao prédio da Reitoria.

Ainda estão agendadas outras três oficinas: de cerâmica, de música e a oficina do “Projeto Revistinha”. Haverá também espaços de poesia e exposição de trabalhos sobre as violências sexuais contra crianças e adolescentes. O intuito dessas atividades é a mobilização do governo e da sociedade, a fim de se discutir a violação dos direitos de meninas, meninos e jovens, de maneira aberta e efetiva.

Além dos integrantes do Núcleo, outras instituições estão envolvidas com a programação do dia 18 na universidade: O Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, escolas públicas da capital e de Lages, o Centro de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Catarina (CCE-FAED / Udesc) e o Programa Sentinela de Florianópolis. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal da Criança, Adolescente, Idoso, Família e Desenvolvimento Social, do Centro de Ciências da Educação da Udesc e do CED da UFSC.

O Dia:

O caso Araceli, de 18 de maio de 1973, foi o marco para a escolha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Infanto-Juvenil, instituído pela lei federal n 9970. Na ocasião, uma menina de oito anos foi estuprada e em seguida assassinada em Vitória, no Espírito Santo.

Mais informações: 9602 1345 / Ana Maria; ou pelo e-mail

anabaiana@ced.ufsc.br

Por Talita Garcia/bolsista de jornalismo da Agecom