UFSC inaugura conjunto de laboratórios de ponta para pesquisa científica e tecnológica
Foi inaugurado hoje à tarde (16/03), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o POLO – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica: uma iniciativa inovadora no mundo. “Estamos dando um grande salto de capacitação”, afirmou o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, professor Lourival Boehs, aos jornalistas, pouco antes da cerimônia de lançamento, que contou com a presença do presidente da FINEP, Odilon Marcuzzo do Canto, entre outras autoridades públicas, da comunidade acadêmica, científica e empresarial.
O prédio, de 2,5 mil metros quadrados, integra o departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, e foi construído em parceria com a Empresa Brasileira de Compressores – S. A – Embraco – e agências governamentais de fomento à pesquisa e pós-graduação, FINEP e CAPES, além da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC). O investimento total foi de R$ 3,5 milhões.
“Não conheço no mundo outro centro de pesquisa na área de refrigeração tão avançado como o de Florianópolis. E não estamos falando apenas de máquinas e equipamentos, mas da qualidade dos professores”, disse o presidente da Embraco Ernesto Heinzelmann, que consolidou com o POLO uma parceria de 24 anos com a UFSC.
Para a Embraco, o POLO é mais um passo nesta longa e bem-sucedida parceria, que começou em 1982 e é a mais antiga entre a empresa e uma universidade. Atualmente, a Embraco mantém cooperação tecnológica com universidades e centros de pesquisa do Brasil, dos Estados Unidos, Alemanha, França, Finlândia, Noruega, Holanda, China e Japão.
“Nosso relacionamento de longo prazo com universidades e centros de pesquisa, e particularmente com a UFSC, tem sido uma fonte importante e diferenciada de geração de conhecimento e formação de profissionais altamente capacitados. O POLO tem grande significado para todos os envolvidos neste relacionamento e pereniza de forma notável e inédita uma jornada de sucesso”, complementou Heinzelmann.
De acordo com o presidente da FINEP, o desafio do Brasil hoje é consolidar a ciência, a tecnologia e a inovação e fazer com que o conhecimento gerado se transforme em serviço para a sociedade. Segundo ele, iniciativas como esta devem ser incentivadas. “O Brasil só detém hoje 1,9% do PIB e 1,1% do comércio internacional e precisamos aumentar essa participação”, disse Odilon Marcuzzo do Canto.
Referência
O POLO concentra 15 laboratórios com equipamentos de última geração, destinados à pesquisa científica e tecnológica. Sua equipe é formada por 79 pessoas, incluindo professores, pesquisadores, técnicos e estudantes.
Para o professor Boehs, as novas instalações, construídas a partir da sólida parceria existente, reafirma essa tradição. “Esperamos que o POLO seja referência de excelência na geração de conhecimentos em refrigeração, oferecendo tecnologias inovadoras e formando profissionais competentes e empreendedores”.
Laboratórios que integram o POLO
Ø Mancais e Mancalização
Ø Escoamentos Multifásicos
Ø Tecnologias de Compressão
Ø Sistemas de Sucção e Descarga
Ø Anemometria Laser
Ø Caracterização Termofísica de Líquidos e Gases
Ø Dispositivos de Expansão
Ø Ventiladores
Ø Trocadores de Calor
Ø Evaporadores
Ø Evaporadores Compactos
Ø Condensadores
Ø Controles de Sistemas de Refrigeração
Ø Aplicações
Ø Novas Tecnologias em Refrigeração
Mais informações:
Embraco
CDN – Cia de Notícias
Claudine Nunes: claudinenunes@gmail.com. Tel: (47) 3441-2101 / 9978-4635
Assessoria Corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social
Cleide Vieira: (47) 3441-2757
UFSC
Núcleo de Comunicação – Centro Tecnológico da UFSC
Débora Horn: debora@ctc.ufsc.br (48) 3331-9339
FINEP
Departamento de Comunicação /Financiadora de Estudos e Projetos
Vera Marina da Cruz e Silva – vera@finep.gov.br (21) 2555-0716
Márcia Telles (21) 2555-0758 / 9221-7321