Romancista Carlos Henrique Schroeder no Círculo de Leitura na UFSC
A primeira sessão de 2006 acontece nesta quinta, dia 2, às 17h, no Espaço Cruz e Sousa, na Editora da UFSC.
O dramaturgo e romancista Carlos Henrique Schroeder, autor de A rosa verde e da peça Hamlet 40 Graus, é primeiro convidado de 2006 para o Círculo de Leitura de Florianópolis. O evento ocorre mensalmente, sempre numa quinta-feira, no Espaço Cruz e Sousa da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). A próxima sessão está confirmada para o dia 2 de março, às 17 horas.
O Círculo de Leitura de Florianópolis, uma iniciativa da EdUFSC, congrega escritores, artistas, professores, estudantes, pesquisadores, jornalistas e demais pessoas dispostas a alimentar e difundir a paixão pela leitura. Consiste, objetivamente, de uma conversa informal sobre livros que estejam sendo lidos no momento pelos presentes. Cada sessão é aberta por um convidado com reconhecida dedicação à leitura. De acordo com o regimento do Círculo, não há nenhuma hierarquia entre os participantes, “sendo todos considerados iguais e possuidores do sagrado direito de ler”.
Carlos Henrique Schroeder, além de autor, confessa-se um leitor compulsivo. São as leituras, por exemplo, que inspiram suas obras na literatura, no teatro e na publicidade. No livro A rosa verde, sobre o movimento integralista no Brasil, Schroeder sublinha que “a dúvida é amiga da ilusão”. Na verdade, por trás da frase há uma reflexão sobre a leitura. “Se um livro não faz as pessoas pensarem, não a vale a pena ser lido”, alerta.
O romancista, que em abril lança seu oitavo livro, é o décimo quarto convidado do Círculo de Leitura, que está entrando no seu terceiro ano de atividades. Antes de Schroeder, participaram Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Salma Ferraz, Jaime Ambrósio, Mário Pereira, Regina Carvalho, Valdemir Klamt, Celestino Sachet, Cleber Teixeira, Clarmi Régis, Carmen Lúcia Fossari e Maria Odete Olsen.
O diretor da EdUFSC, Alcides Buss, avalia que o Círculo tem alcançado o seu principal objetivo, ou seja, o de instigar as pessoas para o hábito da leitura. Observa também que a idéia está mobilizando a comunidade, que tem acompanhado os debates. “Na verdade, a iniciativa tem um efeito multiplicador a favor da leitura e do livro”, acrescenta, torcendo que outros círculos de leitura seja abertos em SC.
Quem é Carlos Henrique Schroeder
Nascido em Trombudo Central (SC) em 1975, Carlos Henrique Schroeder é romancista e dramaturgo, estreou na literatura em 1998 com a novela O Publicitário do Diabo (Manjar de Letras). Seguiram-se As sepulcrais (1999, Manjar de Letras), A ilha de Eros (2000, Manjar de Letras), Dueto (2001, Manjar de Letras), Reféns subliminares (2001, Manjar de Letras), A ilha navegante (Scortecci, 2003) e A rosa verde (EdUFSC/UNERJ, 2005), em abril sai seu oitavo livro, o romance Ensaio do Vazio (7 Letras). Autor de inúmeras peças de teatro, com destaque para Hamlet 40 Graus (encenada em 1995), Caminhos (encenada em 1997) e Ás Avessas (encenada em 2004).
É diretor-executivo da Editora da APEIJAS (Associação de Escritores de Jaraguá do Sul), editor da Design Editora, coordenador gráfico da Editora Unerj e coordenador geral do Núcleo de Dramaturgia Álvaro de Cárvalho.
Contatos e entrevistas com o autor pelo e-mail: carlosschroeder@brturbo.com.br e pelos fones: (47) 3372-3778 e (47) 9128-4735.
Fonte: Editora da UFSC