Prorrogada inscrição de trabalhos em eventos ligados à alimentação
Foi prorrogado para o dia 30 de abril o prazo para inscrição de trabalhos em três grandes eventos da área de alimentos, agendados para o mês de junho em Florianópolis. Com os temas principais micotoxinas e armazenagem, serão realizados simultaneamente o V Congresso Latino Americano de Micotoxicologia (V CLAM), o XII Encontro Nacional de Micotoxinas (ENM 2006) e o IV Simpósio de Armazenagem Qualitativa de grãos do Mercosul (IV SAG Mercosul).
Na abertura dos eventos, que ocorrerão de 18 a 21 de junho, serão proferidas palestras sobre a qualidade de alimentos na América Latina do Século XXI e a qualidade de grãos para exportação da América Latina. Ainda no primeiro dia estarão em pauta os contaminantes alimentares, a questão dos subsídios agrícolas e as micotoxinas, que são toxinas nocivas a seres humanos e animais produzidas por fungos.
Cerca de 500 participantes são esperados para os eventos que têm como público-alvo indústrias alimentícias, de processamento de rações animais e de armazenamento de grãos; instituições de pesquisa e alunos de pós-graduação. Os encontros contarão com palestrantes como Magna Carvajal, cientista da Universidade Nacional do México; Martien Espanger, cientista da organização holandesa VWA e Takumi Yochizawa, cientista da Universidade de Kagawa, que descobriu os tricotecenos, uma família de micotoxinas.
A presidente dos eventos é a professora do Departamento de Ciência e Tecnologia de alimentos da UFSC, Vildes Maria Scussel. A organização é também da Sociedade Latino-Americana de Micotoxicologia (SLAM) e Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós). Colaboram a Food and Agriculture Organization (FAO), a Rede Latino-Americana de Micotoxicologia (Redelatin), a Companhia Brasileira de Armazenagem (Conab), a Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeu), a Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária/SC (Epagri).
Para mais informações acesse o site http://www.labmico.ufsc.br/micotoxlatinam5 ou ligue 3331 53 86/ 3331 53 87/ 3334 48 88