Laboratórios mostram parcerias com empresas no Fórum Público-Privado de Apoio à Inovação Tecnológica

24/03/2006 19:09

Desafios e experiências de parcerias entre instituições de pesquisa e a indústria voltam a ser foco de atenção na UFSC, durante o Fórum Público-Privado de Apoio à Inovação Tecnológica. Além de promover discussões com representes de empresas e da academia, o evento que será realizado na segunda e terça (27 e 28/3) vai sediar uma mostra com exemplos significativos de cooperação. A edição sul do Fórum Público-Privado de Apoio à Inovação Tecnológica será realizada no Auditório da Reitoria. Em suas versões nacionais e regionais o encontro tem como objetivo mobilizar diversas entidades para a promoção da capacidade de inovação da economia brasileira.

Exemplos

Apresentarão trabalhos durante o evento laboratórios da UFSC, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Universidade do Planalto Catarinense( Uniplac). Entre os setores da UFSC que estarão se apresentando estão o Instituto de Eletrônica de Potência (INEP), o Pólo – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Temofísica e o Laboratório de Farmacologia Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Fármacos.

Laboratório Ache

Ligado ao Departamento de Farmacologia da UFSC, o Laboratório de Farmacologia Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Fármacos há anos desenvolve trabalhos cooperativos com a indústria de medicamentos. No Fórum, o laboratório apresentará alguns desses produtos, que foram criados em parceria com indústrias farmacêuticas como Ache, Eurofarma, Biosintética e Natura. Um dos resultados desta cooperação foi o desenvolvimento do primeiro antiinflamatório fitoterápico nacional. Lançado no mercado em 2005, o Acheflan, comercializado pelo Laboratório Ache, foi concebido para ser usado em dores crônicas, em músculos da face ou em tendinites. O antiinflamatório é feito à base de uma planta da Mata Atlântica – a erva-baleeira ou maria-milagrosa. O trabalho colaborativo do laboratório com indústrias já resultou em duas patentes internacionais e nove nacionais.

Embraco

Integrarão também a mostra organizada para o período do Fórum Público-Privado de Apoio à Inovação Tecnológica exemplos dos trabalhos desenvolvidos há 24 anos pela UFSC e Embraco. A parceria entre a UFSC e a empresa que é líder mundial na produção compressores para refrigeração mostrou sua consolidação na inauguração do Pólo – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Temofísica, no dia 16 de março. Um investimento de R$ 3,5 milhões, com recursos provenientes da Embraco, Finep (agência financiadora de pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia), Feesc (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina) e Capes ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) permitiu a construção de um conjunto que abriga 15 laboratórios altamente avançados.

Siemens, Cebra e a Intelbrás

O Instituto de Eletrônica e Potência (INEP), ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC, vai mostrar no fórum trabalhos desenvolvidos em cooperação com empresas como a Siemens, Cebra e a Intelbrás. O laboratório desenvolve pesquisas avançadas e também presta consultoria técnica para repasse de tecnologias recentes estudadas por seus pesquisadores. O INEP também fornece às empresas laudos de conformidade técnica e homologação de produtos. Já foram realizados mais de 100 projetos de consultoria com empresas. Entre as linhas de pesquisa da equipe estão campos como Fundamentos do Processamento da Energia Elétrica, Aplicações Comerciais e Industriais de Conversores Estáticos e Qualidade da Energia Elétrica.

Evento gratuito

A visita à exposição e a participação nos debates é gratuita. As inscrições devem ser realizadas no site www.egc.ufsc.br/foruminovacao/portal/index.jsp. As discussões realizadas durante o fórum devem resultar em um documento sobre o cenário do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em Santa Catarina, que será encaminhado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. O objetivo é contribuir com a formulação de políticas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação.

Mais informações e inscrições no site www.egc.ufsc.br/foruminovacao/portal/index.jsp ou pelo telefone 3331 7017

Por: Arley Reis e Julia Fecchio/Agecom